quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vegetarianos célebres: Lembrando ao Mahatma Gandhi no 144º aniversário do seu nascimento

Num dia como hoje, a 2 de Outubro  faz 144 nasceu Mahatma Gandhi, líder espiritual da Índia e do mundo inteiro, místico e lutador incansável pela independência do seu país e pela libertação interior do ser humano. Com seu exemplo singelo, mas com  tenacidade e sabedoria soube abrir novos caminhos para o mundo de guerra e exploração no qual lhe tocou viver.  Ante a injustiça preferiu a resposta pacífica antes que a violência;  o silêncio da meditação e o jejum muitas vezes foram suas únicas armas, confrontou ao poder e o venceu, e junto de ele a humanidade aprendeu uma licção de amor e entrega sem limites. Sua integridade e exemplo, e o seu legado, excedem qualquer escrito e descrição.  Toca a nós ressaltar o facto de ter colocado o vegetarianismo como uma tarefa urgente e do futuro.  Algumas destas  razões neste excerto de um dos seus discursos:


gandhi.jpg


Discurso de Gandhi en una reunión social organizada por la Sociedad Vegetariana de Londres el 20 de noviembre de 1931.

Señor presidente, compañeros vegetarianos y amigos:

No tengo que decirles que tan complacido estuve cuando recibí la invitación para estar presente en esta reunión, pues reviví viejos recuerdos y agradables reminiscencias de amistades que establecí con vegetarianos.

Fue el libro del señor Salt "Una petición por el vegetarianismo", el que me mostró porqué aparte de un hábito heredado, y de la adhesión a un voto que me fue impartido por mi madre, tenía razones para ser vegetariano. Me enseñó por qué era un deber moral concerniente a los vegetarianos el no vivir por la muerte de nuestros amigos los animales. 


(Leer más)


Sem comentários:

Enviar um comentário