Oficinas Bio-Veganas de Cozinha Saudável


OFICINAS BIO-VEGANAS  DE COZINHA SAUDÁVEL,

temporada Inverno-Primavera 2019 



com Isaura Candelaria e formador@s convidad@s: Vãnia Monteiro, Dafne Vaz, Joaquim Silva, Marta Holtreman, Francisco Basílico, Nandan Bhoopalam, Joana Vitória Martins



Para optar por uma alimentação conscientemente saborosa.

Vivemos tempos de grandes desafios e mudanças, e cada vez há mais pessoas a procurar formas de vida mais saudáveis e a querer mudar para uma alimentação orgânica baseada no reino vegetal.  Mas a decisão de deixar de lado productos de origem animal não basta, é preciso informar-nos, trocar experiências e estudar para realizar esta transição de maneira consistente e bem sucedida.
Estas Oficinas, querem contribuir nesse sentido, fornecer uma base a partir da qual seja mais simples dar este salto para uma alimentação amiga de nossa saúde, do ambiente e dos animais.



Breve Descrição das Oficinas com Isaura Candelaria 

Sem grandes pretensões, mas com muito empenho e amor, meu desejo é ir partilhando o resultado de mais de 2 décadas de experiências e vivências na culinária macrobiótica, e não só.
Abro as portas deste espaço sagrado que é a minha cozinha para mergulharmos no universo de uma culinária consciênte. Em cada encontro semanal aprenderemos de maneira vivencial como preparar o nosso alimento e, por tanto, como cuidar de nós e de nossas famílias, pois a cozinha é o lugar central das nossas casas, nela criamos e re-criamos VIDA . Este pode ser, por isso, o melhor Templo e o melhor Laboratório de Medicina Preventiva do mundo!
Em cada encontro semanal e entanto preparamos uma refeição completa, dialogaremos sobre quais os ingredientes, métodos e segredos da culinária 100% vegetal, orgânica e adaptada as particularidades de cada estação.

Tendo como pano de fundo o critério que aprendi na macrobiótica, o objectivo será entregar as ferramentas básicas para cada um/a "aprender a aprender" esta Arte Fundamental da Vida que é a culinária, como costuma dizer a minha mestra Bernadete Kikuchi.


O PROGRAMA e formador@s convidad@s
Tendo como base comum uma perspectiva holística e o objectivo de uma culinaria consciente e saudável convidei a 7 amigos, todos eles apaixonados pelo que fazem.  Com experiencias e olhares diversos,que só nos enriquecem e complementam:
Vânia Monteiro, Marta Holtreman, Joaquim Silva, Dafne Vaz, Nandan Bhoopalam, Francisco Basílico e Joana Victoria Martins. Que luxo de equipa e quanta gratidão por ter aceite este belo desafio de trabalhar em parceria e sinergia <3

JANEIRO
Sábado 19 e Domingo 27 ( VAGAS PREENCHIDAS)
1
6h30 a 19h30
Iniciar uma Alimentação Integral e Consciênte - Macrobiótica Vegan (Parte 1 e 2)
Isaura Candelaria
( Próximamente novas datas ).


FEVEREIRO

Sábado 2
16h30 a 19h30
Alimentação Saudável para Crianças
Vânia Monteiro

Sábado 9

16h30 a 19h30
Entrada da Primavera na Cozinha

Isaura Candelaria  -  Marta Holtreman



Sábado 23
16h30 a 19h30
Lanches e Sobremesas Saudáveis
Vânia Monteiro


MARÇO
Sábado 2
16h30 a 19h30
Alternantivas aos Lacticínios
Dafne Vaz


Sábado 16
1630 a 19h30
Fazer Tofu em Casa
Joaquim Silva

Sábado 23
16h30 a 19h30
Cozinha Medicinal Ayurvêdica Medicinal
Francisco Basílico

(Sábado 30:  Não haverá Oficina)Cozinha Gourmet Ayurvêdica
Esta oficina foi ADIADA PARA O DIA  Sábado 13 de abril.
17h30 a 20h30
Cozinha Gourmet Ayurvêdica
com Francisco Basílico



ABRIL

Sábado 6
16h30 a 19h30
Cozinha Tradicional do Sul da Índia
Nandan Bhoopalam



Sábado 13
17h30 a 20h30
Cozinha Gourmet Ayurvêdica
com Francisco Basílico


Sábado 27
16h30 a 19h30
Cozinha e Saúde Feminina
Joana Vitoria Martins




MAIO
Sábado 4
Cozinhando com a minha mãe - Oficina para mães e filhos
Tema: Padaria Saudável.  Segunda Edição - comemorando o Dia da Mãe
Isaura Candelaria - Marta Holtreman



Sábado 11
16h30 a 19h30
Dez maneiras de preparar arroz integral - todas fantásticas
Isaura Candelaria



Sábado 18
17h a 21h
Convívio- Festa da Gastronomia Saudável
E para fechar esta temporada de Oficinas, cada participante é convidado a trazer alguma preparação que aprendeu a fazer nestas aulas e partilhar com todos. A cozinha do Tinkuy põe as bebidas quentes e frias.

NOTA:
Sobre a Oficina "Fazer Tempeh em Casa, foi adiada sem data definida, devido a compromisos laborais do formador.  Mas continuamos com o objetivo de levar em frente esta aula.  Para os interessados, está aberta uma lista de inscrição para uma nova data a partir do mês de Junho.  Agradecemos a sua compreensão.
Inscrições: por mail para centrotinkuy@gmail.com



Investimento / Valor de Troca:

40 Euros por Oficina

Que incluem:
~ mínimo  3 horas de formação teórico-práctica
~ degustação de todo o confeccionado,
~ receituário
~ acompanhamento post-oficina.

Descontos

2 pessoas fica em 35 cada pessoa
Grupos de 3 fica em 30 euros cada pessoa

(Em cada Oficina estará disponível uma Bolsa de Estudos, que será entregue a quem o solicite e fundamente, enviando um e-mail).

Inscrição via e-mail
Para reservar a sua vaga deverá enviar e mail ( centrotinkuy@gmail.com ) com nome completo e num. telefônico. E para validar a sua inscrição enviar o comprovativo de transferência bancária com o 50% do valor. Os 50% restantes serão pagos no mesmo dia, antes de iniciar a Oficina.


Agradecemos muito a vossa colaboração na divulgação desta iniciativa  :)
Existe um EVENTO geral no Facebook no qual divulgaremos o essencial e também detalhes de cada Oficina (temas, ementas, e outras informações de cada formador/a).

Para validar a sua Inscrição será necessário enviar e mail, e a seguir comprovativo de transferência bancária com o 50% do valor.



<3

" Por uma alimentação integral, consciente e compassiva" 



Como diz um ditado que ouvi por ai... " Se quiseres chegar mais rápido caminha sozinho, se quiseres chegar mais longe caminha acompanhado."
Com este sentimento mais uma vez convidei amigas e amigos amantes da cozinha saudáveç e de tudo o que ela envolve... fico tão agradecida por terem aceite este convite!

Em sinergia e amor, um abraço a todos!
Isaura Candelaria

Sintra, Janeiro  2019




Vânia Monteiro


Em 2004, ano em que completou 20 anos, teve uma grande tomada de consciência sobre questões ambientais, sociais e alimentares. Desde então tem dedicado a sua vida à busca do seu papel no mundo.


Viajou para o Brasil para terminar o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Mas a beleza do país fez com que o seu coração fala-se mais alto e fosse cada vez mais visível, que o seu destino não passava por seguir uma carreira organizada. O Yoga entrou na sua vida, bem como, a Ayurveda, levando-a a estudar e formar-se em Massagem Ayurveda.

Em 2011 engravida, e é nessa viagem que a alimentação ganhou destaque na sua vida. Com a preocupação de dar o melhor aos seus filhos, dedica-se a estudar Macrobiótica, no Instituto Macrobiótico de Portugal e no Centro Tinkuy.

Em 2012 funda juntamente com o seu companheiro Carlos o projecto Surf Yoga Portugal na Ericeira. Espaço dedicado a todos os fascinados em Surf, Yoga, Terapias e Alimentação Saudável.

É Professora de Yoga para Crianças e Famílias, e acredita que as escolas podem ser saudáveis e espaços felizes.

Os seus sonhos são criar os filhos respeitando a essência de cada um e alimentar as barrigas e também os espíritos de todos aqueles que se cruzem no seu caminho e estejam abertos de coração para partilhar.








Joaquim  Silva


Nasceu nas Caldas da Rainha em 1954.  Tem tido um percurso marcado pela procura de formas alternativas de vida, com estudos na Suíça, no Brasil e no Japão. 

Nos últimos 25 anos tem trabalhado em diversas áreas como a produção de alimentos naturais, a agricultura orgânica, as artes marciais (Aikido de Iwama), e como Terapeuta de Shiatsu (ISS, International Shiatsu School Switzerland e Seiki Soho, Suiça-Japão). 

A sua procura espiritual levou-o à India em numerosas oportunidades e é no dia a dia e momento a momento que vive de maneira plena o que vai encontrando no seu caminhar. Actualmente vive em Sintra, combinando sua actividade empresarial com a de terapeuta.







Marta Holtreman


Cedo começou o seu interesse pelo oriente. Foi praticante de artes marciais e nesse meio tomou conhecimento de algumas terapêuticas orientais sendo a sua primeira formação em shiatsu aos 18 anos.~

Em 2003 iniciou o seu primeiro curso de Medicina Tradicional Chinesa e desde então a sua paixão crescente por esta área levo-a a ter curiosidade por outras terapêuticas.

Acredita num conhecimento integrado e em espiral, e é dessa forma que tanto em clínica como no seu dia a dia aplica as suas valências.





Dafne Vaz

A Dafne é investigadora em Alimentação Medicinal, ecochef e nutricionista. Formou-se em Naturopatia em Barcelona e fez especializações nas áreas da Nutrição e Crudiveganismo também em Barcelona e no Brasil. 

Actualmente vive em Portugal onde dá consultas e realiza workshops com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre Alimentação Viva, Veganismo, Medicina Natural, Ecologia...

Amante das coisas saudáveis e naturais, ecológicas e sustentáveis, que respeitem a Mãe-
Terra, desde muito cedo sentiu-se chamada a escutar e a proteger a Natureza… 

E como forma de realizar-se nessa missão trilhou um caminho que envolve a Alimentação como forma de activismo. A Dafne trabalha com uma alimentação que previligia a qualidade energética e vital dos alimentos, que não se limita à nutrição/cura física, mas que beneficia amplamente todo o ser, promovendo uma cura efectiva e multidimensional, nossa e do planeta. Uma alimentação Viva, Vegan, Amorosa e Consciente.





Nandan Bhoopalam
È originário da Índia, mas radica e trabalha em Portugal há alguns anos. Estudou na Suiça e se formou como Chef, actualmente é propietário e trabalha no Restarurante vegan Princesa Do Castelo em Lisboa e paralelamente é convidado a dar Workshops e Oficinas em diversos lugares de Portugal e outros países como Romenia, Espanha, França, Alemanha e Índia.
Usualmente cozinha também, deliciosa e saudável comida,  para retiros de Yoga e outros eventos. 





Joana Vitoria Martins

Aprender a dar ao nosso corpo os alimentos que contribuam para a saúde, equilíbrio e fertilidade, é uma das nossas maiores responsabilidades, enquanto Ser Humano e Ser Mulher.  Vem saber nesta oficina que alimentos e as suas combinações, são mais adequados de forma a nutrir o teu corpo e a mantê-lo fértil! 

Joana Vitória Martins, é terapeuta holística, conselheira em saúde feminina, doula, artesã de cosmética natural e cozinheira em alimentação integral. 


Foto Claudia Costa


Isaura Candelaria

Sou do signo Touro. Nasci no Perú, há mais de méio século mas moro em Portugal.  Embora estudei Ciências Sociais-antropologia, sou cozinhadeira por paixão, gosto de estar ao serviço e de ver as pessoas comerem com satisfação... e acalento em mim o sonho máximo de poder ver desaparecer a fome no mundo.

Na Culinária, encontro enormes possibilidades pois é uma Arte que sintetiza vários mundos, o subjectivo e o objectivo, a natureza em toda a sua beleza e variedade, a dimensão cultural e económica, etc. Através do espaço sagrado que é a cozinha, posso observar e SENTRI a VIDA no seu fluir. Em especial a riqueza e maravilha do mundo vegetal!

Olhando para trás vejo que nestes qase 40 anos, desde que decidi ser vegetariana, um aspecto crucial foi o nascimento dos filhos -há mais de 2 décadas- pois a partir de então, a necessidade de manter com saúde e vitalidade a minha família me fez levar à práctica a informação que vinha estudando em teoria. Em particular fui testando e vivenciando o que aprendi com a macrobiótica dos professores Tomio e Bernadete Kikuchi no Brasil.
Depois naturalmente esta experiencia transbordou o âmbito familiar.. e comecei a organizar aulas e oficinas de culinária ou cozinhar para grupos e eventos, festivais, retiros, etc.

O alimento que preparo quase a diário para a família e para os amigos que me visitam no Centro Tinkuy, me conecta inevitávelmente com o que acontece no planeta actualmente.  Decido intervir a través de minhas escolhas quotidianas, opto por uma perspectiva integral (o ser humano em suas várias dimensões) e priorizo um alimento 100% de origem vegertal, orgânico, sazonal quanto baste, produzida famíliarmente, ou pelos amigos, localmente.

Por isto tudo só posso dizer de novo -um dos meus mantras preferidos: "Gracias a la Vida" <3


















<<<<<<<o>>>>>>>


Próxima Oficina: Alimentação Probiótica
Sábado 14 de Junho 2018, 16h30 a 20h



Uma nova edição da Oficina de "Alimentação Probiótica" para quem quer saber mais acerca dos diversos alimentos fermentados, na sua vertente vegetal, cheios de vida e possibilidades.
Se realizará o dia Sábado 14 de Julho no horário das 16h30 até as 20h.


FORMADOR:
António Lopes, estudoso do tema, terapeuta e administrador dos grupos "Kefir e Kombucha de Portugal" e "Probióticamente" do Facebook.
Tal vez uma das pessoa que mais sabe sobre o tema, em Portugal.
VALOR DE TROCA:
Desta vez com um valor low-cost de 25 euros por pessoa


INCLUI, para além de 3h30 horas de formação:
• degustação de receitas probióticas.
• 2 culturas vivas (deve trazer 2 recipientes de meio litro que vedem bem);
• Manuais em pdf;
• Apoio pós formação permanente (facebook, mail, tlm)


INSCRIÇÕES:
Por e-mail para centrotinkuy@gmail.com


Indicar nome e apelido do(s) paarticipante(s), telefone de contacto. Em resposta enviaremos dados para fazer a transferência bancária e assim confirmar a sua inscrição.


MATÉRIA ABRANGIDA:

• Os fermentados probióticos e a saúde;
• Os cuidados a ter com os fermentadores & resolução de problemas que possam surgir;
• Os procedimentos mais simples e eficazes para gastar o mínimo de tempo no cuidado dos vários organismos;
• Conservar vegetais sem frigorífico;
• Broas caseiras, bebidas e iogurtes vegetais, vinagres probióticos...
.
...E muito, muito mais!
.

NOTAS
- Trazer bloco de apontamentos

- Podem seguir este Evento no Facebook






««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

RÓXIMA E ÚLTIMA OFICINA DESTE ANO "LECTIVO":
"As cozinhas do Perú" com Isaura Candelaria, Sábado 28 de Julho 2018, 16h30.
Depois só voltaremos com mais Oficinas Bio-Veganas de Cozinha Saudável em Outubro deste ano.
Um forte abraço,
Gracias a la Vida!

Isaura
967941468



^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^


Próxima Oficina: Padaria Saudável

Próximo sábado 16 de Junho 2018

Para por as mãos na massa e aquecer-nos...

Vamos falar e fazer, provar e trocar, viver em conjunto experiências em torno da milenar arte de fazer pão.  Para além de preparar algumas delicias como bolos doces salgados, pizza, tartinhas, etc.

Alguns de vocês já fizeram oficinas com este tema ... (embora o básico é semelhante em termos de técnicas e receitas)   incluímos sempre novidades como por exemplo desta vez partilharemos  2 receitas  de pão sem gluten  :)


Também daremos espaço para a cozinha internacional com a elaboração de Pizza caseira, do início ao fim, isto é degustaremos esta maravilha, de farinha de espelta, com uma fermentação saudável, e o recheio? com um "queijo" 100% vegetal.

Esperamos por vocês!


Detalhes:

Data, sábado 16 de junho
Hora: 16h30 a 20h30  Oficina
           20h30 a 22h   Jantar

Conteúdo desta Oficina:
- Elementos básicos para fazer padaria saudável em casa
- Acerca dos fermentos e do tempo de fermentação
- Receita básica de Pão.  Variação com mistura de outros cereais
- Pão sem gluten- algumas ideias
- Pão sem fermento: "Chapatis" feitos na hora
- Bolo e tartinhas com frutos da estação
- Pizza ( sim, sem queijo, e deliciosa!)


Inscrições - vagas limitadas- por mail para:
centrotinkuy@gmail.com

Mais info por telm: por favor deixar o seu endereço de e-mail por sms e responderemos com todos os detalhes para fazer efectiva a sua inscrição.


Investimento:
OFICINA: 25 euros por pessoa
(descontos a partir da 2da pessoa)
Inclui: 4 horas de formação, receituário, degustação,  acompanhamento post-oficina

OFICINA + JANTAR   45 euros por pessoa
Jantar bio-vegano (entrada, sopa, prato, sobremesa, kombucha, café, chá) 




( Na foto uma variedade de trigo antigo portugues, da qual já falamos em Oficinas passadas com a participação do amigo e mestre padeiro Camilo Farinha : )







Próxima Oficina: Sábado 19 de Maio 2018, 16h30 a 20h30:
A Culinária Macrobiótica na Primavera




Qual o Conteúdo desta Oficina?

Acreditamos que o conselho deixado por Hipócrates, há vários séculos atrás: "que o teu alimento seja a tua medicina e a tua medicina o teu alimento", está mais vigente que nunca.

Tomando em conta os critérios da medicina oriental e da macrobiótica prepararemos em conjunto receitas deliciosas -da entrada à sobremesa-  adaptadas à Primavera, nutritivas, saudáveis e fáceis de fazer.


Entanto cozinhamos falaremos de aspectos fundamenais que a perspectiva da macrobiótica nos pode aportar.

E, ainda, fazendo uma pequena pausa aprenderemos alguns exercícios de Chi Kung especialmente indicados para ajudar ao fígado/vesícula, ôrgãos mais sensíveis na estação da Primavera.

Como é usual, também partilharemos receitas de bebidas saudáveis e métodos simples de preparar alimentos que aportam vitalidade à nossas refeições: germinados e kombuchà, levando cada participante um kit para continuar ambos processos em casa.






Estão todos convidados, não é preciso ter conhecimentos previos de culinária.

O MENU desta Oficina:
Batidos e sumos para limpar e nutrir
Sopa colorida de Cevada integral e vegetais da horta
Arroz feito na panela de barro com feijão e alga arame
Salada pickelada (pickles rápidos) com germinados e flores
Molhos especiais para saladas (3 versões fáceis e deliciosas)
Pickles de longa duração com vinagre de arroz
Sobremesa:
Bolo molhado de cus-cus de arroz, tamaras e aguaymanto (phisalys peruviana)
Fazendo e bebendo Kombucha
Chá de dente-de-leão

Inscrições e mais informações:
centrotinkuy@gmail.com
Em resposta ao vosso e-mail enviaremos instrucções para realizar a sua inscrição.
Vagas limitadas.
Para ser possível esta Oficina deverá contar com mínimo 8 adultos inscritos e máximo 15.


Programação das Oficinas


6 de Maio, Cozinhando com a Minha Mãe

19 de Maio, A Culinária Macrobiótica na Primavera
2 de Junho, Conservas e Fermentados
16 de Junho, Padaria Saudável
30 de Junho, Lanches e Sobremesas Saudáveis
14 de Julho, a Cozinha macrobiótica no Verão


Se tiver algum tema ou interesse específico escreva-nos e sugira!


Podem também seguir o desenrolar desta Oficina no Facebook


Investimento:
40 Euros por Oficina
que incluem 4h horas de formação, degustação, receituário e acompanhamento post-oficina.

Descontos:
2 pessoas ou casais fica em 35 cada pessoa
Grupos de 3 fica em 30 euros cada pessoa


(Em cada Oficina estará disponível uma Bolsa de Estudos, que será entregue a quem o solicite e fundamente, via e-mail).


Para validar a sua Inscrição será necessário enviar e mail, e a seguir comprovativo de transferência bancária com o 50% do valor.


Agradecemos muito a vossa colaboração na divulgação destas Oficinas :D
<3


Acerca das Formadoras:


Isaura Candelaria
Chega a este planeta terra (em Cusco, Perú) há mais de meio século..., e sem saber bem por que, aos 20 anos se apaixona pelo vegetarianismo e pelas formas naturais de alimentação e cura, e desde esse então e desde esta "janela" começa a observar o seu percurso, o mundo, a vida...
Nos anos ´80, e com muita sede de aprender se nutre de diversos ensinamentos (do Za Zen, ao Yoga, da medicina natural ào voluntariado em projectos sociais, etc.).
A inícios dos anos ´90  ruma para o Brasil pois sente o chamado de estudar sob a direcção dos professores Tomio Kikuchi e Bernadete Kikuchi, discípulos directos do fundador da Macrobiótica, George Ohsawa.

Na Escola de Nutriçáo Satori (São Paulo) se dedica a absorver a culinária vitalizante de dona Bernadete Kikuchi. E desde esse momento e cada vez mais descobre a culinária como um espaço de criatividade e síntese, um caminho de transformação e consciência individual e social.

Reside em Europa há mais de 20 anos, principalmente no interior de Portugal.

Teve a oportunidade de formar-se também em Terapia Cranio Sacral Biodinâmica com Friedrich Wolf (Kientalerhof, Suiça). Isto permitiu aprofundar a sua visão do ser humano e das enormes possibilidades de cura e auto-cura desde uma perspectiva holística.
Nos últimos anos se dedica à coordenação do Centro Tinkuy, em Sintra. Espaço criado para o encontro e a partilha. Lugar privilegiado para continuar a descobrir respostas individuais e colectivas, para o crescimento como mulher e como ser humano :)





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Marta Holtreman
Cedo começou o seu interesse pelo oriente. Foi praticante de artes marciais e nesse meio tomou conhecimento de algumas terapêuticas orientais sendo a sua primeira formação em shiatsu aos 18 anos.~

Em 2003 iniciou o seu primeiro curso de Medicina Tradicional Chinesa e desde então a sua paixão crescente por esta área levo-a a ter curiosidade por outras terapêuticas.

Acredita num conhecimento integrado e em espiral, e é dessa forma que tanto em clínica como no seu dia a dia aplica as suas valências.



Oficina bio-vegana de cozinha saudável: Domingo 6 de Maio "Cozinhando com a minha mãe"
16h30 a 20h


Reiniciamos as OFICINAS Bio-veganas de Cozinha Saudável
Como já é habitual, e a pedido de várias famílias, estamos de volta para mais um Ciclo de partilha da cozinha saudável.
 <3
Aqui as várias propostas para  Primavera e Verão:

1ra sessão:  Domingo 6 de Maio  16h30 a 20h
 "Cozinhando com a minha mãe"

Esta Oficina -eminentemente práctica- está dirigida a todos mas em especial  às  Mães e os seus filhos.  Famílias são bem-vindas.
Idade sugerida para as crianças, a partir dos 6 anos.E já que esse dia se celebra o Dia das Mães, esta será uma forma original de lhes oferecer um presente: uma tarde divertida e nutridora.



​Contribuição
Cada Mãe (ou adulto):   30 euros (este é um preço especial, com desconto de 25% do preço habitual por oficina).
Cada filh@ que acompanha paga só  10 euros.

Preço especial para familias (2 adultos + 1 ou 2 crianças)  50 euros


Que inclui esta contribuição?
3 1/2 horas de Oficina com a preparação do Menu proposto.  A troca de ideias e aspectos relevantes acerca do que prepararemos.

A degustação de todo o preparado na Oficina.

Um texto com as receitas, enviado a seguir via e-mail

Kit para fazer germinados em casa, assim como a cultura de kombucha

Acompanhamento post-oficna para resolver dúvidas ou trocar ideias



Qual o Conteúdo desta Oficina?
​Tomando em conta os critérios da medicina oriental e da macrobiótica prepararemos em conjunto ideias deliciosas adaptadas a esta estação do ano, nutritivas, saudáveis e fáceis de fazer.

Da entrada até a  sobremesa, pasando por uma ideia de sopa e snacks e bebidas, ideais  para paseios ou levar na lancheira.

Entanto cozinhamos falaremos da importancia de aprender a fazer comida deliciosa e que ao mesmo tempo nos mantenha saudáveis.  Também falaremos da importancia dos alimentos orgànicos e os que fortalecem o nosso sistema imunitário.  Como exemplo de um probiótico natural apresentaremos o kombucha.  Aprenderemos também a preparar germinados de sementes. Cada um leva um kit para continuar o proceso em casa.

Estão todos convidados a vestir o avental e vir por a "mão na massa" , em especial as mães e filhos!. Menu
- chapatis com diversos patés vegetais (verde, rosa e laranja)
- um batido doce e nutritivo (com fruta da época, bebida de amêndoa e germinados)
- uma sopa cremosa como quando eramos bebes
- empadas de espelta, com recheio de algas e companhia
- uma salada colorida com super-poderes (com maionese vegan)
- uns muffins de chocolate (sem ovos e sem manteiga?) sim e muito gostosos
- uma bebida refrescante a base de fruta e kombucha (quem quiser pode levar a cultura de kombucha para fazer em casa)
​- bebida rica de quinoa e maçã​


Inscrições
Agradecemos reservar ou pedir mais informações por e-mail para centrotinkuy@gmail.com
Em resposta ao vosso e-mail enviaremos instrucções para realizar a sua inscrição.
Vagas limitadas.
Para ser possível esta Oficina deverá contar com mínimo 8 adultos inscritos e máximo 15.

Inscrições via facebook não serão válidas.
Esta é uma bonita prenda para o dia da mãe, não lhes parece???
´

Próximas Oficinas
Iniciamos assim este novo ciclo que acontecerá aos Sábados de tarde (16h30 às 20h).
Alguns Temas e Datas:

Sábados
19 de Maio, A Cozinha macrobiótica na Primavera
2 de Junho, Conservas e Fermentados

16 de Junho, Padaria Saudável
30 de Junho, Lanches e Sobremesas Saudáveis
14de Julho, a Cozinha macrobiótica no Verão


Se tiver algum tema ou interesse específico escreva-nos!



Podem também seguir esta Oficina no Facebook

Agradecemos nos ajudem a divulgar :)

Acreditamos, como já dizia Hipócrates:  "Que o teu alimento seja o teu medicamento, e o teu medicamento seja o teu alimento".  E que o futuro do mundo está nas mãos das futuras gerações <3





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
OFICINAS BIO-VEGANAS
DE COZINHA SAUDÁVEL,
 temporada Outono / Inverno 2017 - 2018
no Centro Tinkuy


Para optar por uma alimentação conscientemente saborosa.

com Isaura Candelaria (Centro Tinkuy) e convidados especiais

Vivemos tempos de grandes desafios e mudanças, e cada vez há mais pessoas a procurar formas de vida mais saudáveis e a querer mudar para uma alimentação orgânica baseada em  ingredientes unicamente de origem vegetal.

Mas a decisão de  deixar de lado productos de origem animal não basta, é preciso informar-nos, trocar experiências e estudar para realizar esta transição de maneira consistente e bem sucedida.
Estas Oficinas, querem contribuir nesse sentido, criar uma base 
a partir da qual seja mais simples dar este salto para uma alimentação amiga de nossa saúde, do ambiente e dos animais.

A
bordaremos diversos aspectos relacionados com a alimentação nas suas distintas dimensões, trocaremos experiências e cozinharemos em conjunto!



Inscrições e mais informações:
por e-mail centrotinkuy@gmail.com



Breve Descrição 
Sem grandes pretensões, mas com muito empenho e amor, vamos partilhando o resultado de mais de 2 décadas de experiências e vivências. 

Em cada encontro de culinária mergulhamos no universo dos ingredientes, métodos e dicas para a elaboração de pratos e ementas 100% de origem vegetal, orgânicas e adaptadas às particularidades de cada estação.


Tendo como pano de fundo o critério que aprendi na macrobiótica, o objectivo será entregar as ferramentas básicas para cada um "aprender a aprender" esta Arte Fundamental da Vida que é a culinária, como costuma dizer a nossa mestra Bernadete Kikuchi.






O PROGRAMA Outono / Inverno
Aos Sábados 16h30 às 19h30
OUTUBRO
Sábado 7 ::  Isaura Candelaria e Marta Holtreman

Cozinhando no Outono
Uma ementa completa, da entrada à sobremesa, incluíndo os chás.... adaptada a esta época do ano

Sábado 14 :: Camilo Farinha
Padaria Saudável: "Pão feito com massa mãe" de fermentação lenta como era feito por nossas avós

Sábado 28 :: Inês Clematis
Introducção à Cozinha Ayurvêdica
O primeiro de uma série sobre a "Ciência da Vida"

NOVEMBRO

Sábado 4 ::
Iniciação à Cozinha Macrobiótica
A pedido de vários participantes de oficinas anteriores, aqui está

Sábado 11
Maneiras deliciosas de substituir Lacticínios
Como substituir leite, queijo, manteiga e derivados?

Sábado 18 ::  Kalpna Gentilal
Cozinhas do mundo: Uma refeição indiana festiva completa
da entrada a sobremesa, uma viagem à cozinha indiana

(Sábado 25 de Novembro não haverá Oficinas)


DEZEMBRO

Sábado 2 ::
Lanches e sobremesas saudáveis : Parte 1
Para gulosos tanto miúdos e graúdos


JANEIRO 2018
Sábado 13
Cozinhando no Inverno ::
Sábado 20
Pstelaria Saudável: diversos tipos de pão, bolos e snacks ::
Sábado 27 ::
Sobremesas e Lanches Saudáveis / Parte 2 ::

>>>>>>> em breve mais detalhes sobre o conteúdo de cada OFICINA,
 e sobre os novos formadores, até já >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Investimento:
40 Euros por Oficina
que incluem 3horas de formação teórico-práctica, degustação, receituário e  acompanhamento post-oficina.

DESCONTOS:
2 pessoas ou casais fica em 35 cada pessoa
Grupos de 3 fica em 30 euros cada pessoa

Grupos de 4 fica em 25 euros cada pessoa

Se optar por participar em 5 ou mais oficinas, fica em 25 euros cada uma.


(Em cada Oficina estará disponível uma Bolsa de Estudos, que será entregue a quem o solicite e fundamente, via e-mail).




Para validar a sua Inscrição será necessário enviar e mail, e a seguir comprovativo de transferência bancária com o 50% do valor.

Agradecemos muito a vossa colaboração na divulgação desta iniciativa :D
GRACIAS A LA VIDA !
<3

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<  o  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Acerca dos Formadores:

Isaura Candelaria
Chega a este planeta terra (em Cusco, Perú) há mais de meio século..., e sem saber muito bem por que, aos 20 anos se apaixona pelo vegetarianismo e pelas formas naturais de alimentação e cura, e desde esta "janela" começa a observar melhor o seu percurso, o mundo, a vida...


Nos anos ´80, e com muita sede de aprender se nutre de diversos ensinamentos (do Za Zen, ao Yoga, da medicina natural ào voluntariado em projectos sociais, etc.). Já desde essa altura se interrogava por caminhos que pudessem levar aos humanos a ser realmente seres plenos.

A intrigaram muito as plantas e alimentos peruanos nativos (em especial dos Andes. O mundo da alimentação e saúde natural se convertem assim numa via para o despertar
 e crescimento pessoal. A sua profissão -a Antropologia Cultural- vai ficando em segundo plano e "outros" interesses vão ganhando em importância.


No ano 1991 ruma ao Brasil pois sente o chamado de estudar sob a direcção dos professores Tomio Kikuchi e Bernadete Kikuchi, discípulos directos do fundador da Macrobiótica, George Ohsawa.  Na Escola de Nutriçáo Satori (São Paulo) se dedica a absorver a culinária vitalizante de dona Bernadete Kikuchi. E desde esse momento e cada vez mais descobre a culinária como um espaço de criatividade e síntese, um caminho de transformação e consciência individual e social.

Reside em Europa há mais de 20 anos, tendo escolhido o interior de Portugal para fazer o seu ninho. Teve a oportunidade de formar-se também em Terapia Cranio Sacral Biodinâmica com Friedrich Wolf (Kientalerhof, Suiça). Isto permitiu aprofundar a sua visão do ser humano e das enormes possibilidades de cura e auto-cura desde uma perspectiva holística.

Nos últimos anos se dedica à coordenação do Centro Tinkuy, em Sintra. Espaço criado para o encontro e a partilha. Lugar privilegiado para continuar a descobrir respostas individuais e colectivas, para o crescimento como mulher e como ser humano pleno que aspira a ser :)



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Marta Holtreman
Cedo começou o seu interesse pelo oriente. Foi praticante de artes marciais e nesse meio tomou conhecimento de algumas terapêuticas orientais sendo a sua primeira formação em shiatsu aos 18 anos.~


Em 2003 iniciou o seu primeiro curso de Medicina Tradicional Chinesa e desde então a sua paixão crescente por esta área levo-a a ter curiosidade por outras terapêuticas.

Acredita num conhecimento integrado e em espiral, e é dessa forma que tanto em clínica como no seu dia a dia aplica as suas valências.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Camilo Farinha
41 anos, apaixonado pelo pão há 5 anos!

As minhas memórias com pão remontam à minha infância, à minha avó Lina, ao forno a lenha, à masseira, aos rituais do processo, ao ciclo do cereal (semear, mondar, ceifar), aos moinho de mós movidos pela água do rio, aos pães mais pequenos que se tiravam primeiro do forno e se comiam ainda quentes com manteiga!

E, provavelmente, terão sido estas memórias que me levaram, há 4 anos, a começar a fazer pão em casa, primeiro com uma máquina de fazer pão, um mono que estava lá parado e depois….depois surgiu toda uma descoberta deste mundo das massas lêvedas, das farinhas, das bactérias, das leveduras, dos vários tipos de pão, portugueses e do mundo, das diferentes técnicas, dos padeiros que fizeram e fazem história, de histórias que inspiram, de paixões iguais, da partilha e da generosidade. Aprender, melhorar, ler, ver, fazer, falhar, recomeçar, experimentar… um ciclo que não acaba, uma paixão que se renova cada vez que se inicia o processo e ficamos maravilhados com o milagre, com a magia da vida, do crescimento, do todo ser sempre mais que a soma das partes.

Esta doença transmite-se, aos amigos, que se juntam e resolvem criar um fórum (www.forumdopao.pt) onde se partilha este conhecimento e estas experiências.

O pão está na ordem do dia, por bons e maus motivos. Os maus são a degradação da qualidade da maioria do pão que vende actualmente, dos químicos adicionados, das levedações ultra rápidas, das farinhas refinadas, do pão pré congelado e do açúcar adicionado. Os bons são o aparecimento de alguns projectos que tentam repor a qualidade do pão, pela utilização de massas mãe, de farinhas bio, de levedações longas e pela ausência de aditivos e químicos.

Vamos focar-nos nos bons motivos, vamos aprender a fazer bom pão!




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Dafne Vaz

Investigadora em Alimentaçao Medicinal, formada em Naturopatia pela escola CENAC de Barcelona. Fez especializaçoes na área da Nutrição também em Barcelona, onde contactou com alguns dos grandes gurus da Alimentação Viva/Rawfood. Viajou também ao Brasil com o intuito de aprofundar na practica da Alimentaçao Viva. Recentemente regressou a Portugal, onde tem como objectivo partilhar os seus conhecimentos sobre Alimentaçao Viva, Veganismo, Medicina Natural, Ecologia...



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Inês Clematis

Certificada em Culinária Ayurveda pela International Art of Living Foundation em 2011. Facilita cursos de culinária Ayurveda desde 2012.

A minha formação é Pintura, dou aulas de Pintura e Terapia Artística: http://www.arteintegrada.pt

A minha paixão são as plantas, sou terapeuta de Florais de Bach, cultivo os meus alimentos e faço parte do coletivo Horta do Mundo Permacultura, que promove estilos de vida saudáveis e sustentáveis: http://www.hortadomundo.blogspot.pt

O meu interesse em alimentação saudável culminou numa formação de formadores em Culinária Ayurveda, onde aprendi sobre a influência que a comida tem, não só no nosso corpo, mas também na nossa mente e na forma como nos sentimos.





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Kalpnã Kantilal

Nasci em 1964.   Apaixonada pela cozinha oriental vegetariana, iniciei a minha aprendizagem com 12 anos de idade numa pequena casa de família em Porbandar, na Índia. Ao longo dos anos, fui 
​​

especializando os meus dotes de culinária, desde os doces aos salgados, cozinhando todos os dias um prato completo - thali. Tenho para partilhar com vocês uma experiência de muitos anos de uma cozinha de sabores exóticos, cheia de cores e aromas marcantes.



















~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
OFICINAS BIO-VEGANAS
DE COZINHA SAUDÁVEL,
 temporada Inverno/Primavera   Fevereiro - Maio 2017
 no Centro Tinkuy




Para optar por uma alimentação conscientemente saborosa.

com Isaura Candelaria (Centro Tinkuy) e convidados especiais

Vivemos tempos de grandes desafios e mudanças, e cada vez há mais pessoas a procurar formas de vida mais saudáveis e a querer mudar para uma alimentação orgânica baseada em  ingredientes unicamente de origem vegetal.

Mas a decisão de  deixar de lado productos de origem animal não basta, é preciso informar-nos, trocar experiências e estudar para realizar esta transição de maneira consistente e bem sucedida.
Estas Oficinas, querem contribuir nesse sentido, criar uma base 
a partir da qual seja mais simples dar este salto para uma alimentação amiga de nossa saúde, do ambiente e dos animais.

A
bordaremos diversos aspectos relacionados com a alimentação nas suas distintas dimensões, trocaremos experiências e cozinharemos em conjunto!


Inscrições e mais informações:
por e-mail centrotinkuy@gmail.com





Breve Descrição 
Sem grandes pretensões, mas com muito empenho e amor, vamos partilhando o resultado de mais de 2 décadas de experiências e vivências. 

Em cada encontro de culinária mergulhamos no universo dos ingredientes, métodos e dicas para a elaboração de pratos e ementas 100% de origem vegetal, orgânicas e adaptadas às particularidades de cada estação.


Tendo como pano de fundo o critério que aprendemos na macrobiótica, o objectivo será entregar as ferramentas básicas para cada um "aprender a aprender" esta Arte Fundamental da Vida que é a culinária, como costuma dizer a nossa mestra Bernadete Kikuchi.






O PROGRAMA INVERNO/PRIMAVERA 2016

Aos Sábados de tarde: 16h a 19h30



Oficina 1 Sábado 25 de Fevereiro

Cozinhando no Inverno (menus rápidos e prácticos)
Convidada: Marta Holtreman

Uma oficina para principiantes ou para quem esteja a precisar de inspiração na sua cozinha.

Falaremos do critério da macrobiótica e da perspectiva  da Medicina Oriental (Teoria dos 5 elementos) aplicada à alimentação.
Critérios básicos a ter em conta para adaptar-nos a este tempo mais frio e húmido.
Ideias, dicas e variações em torno de um menu completo, da entrada à sobremesa para 4 refeições.
- Quais os ingredientes que não podem faltar na nossa cozinha nesta época do ano
- A maneira de cozinhar no inverno,
- A nossa cozinha como laboratório para a prevenção.




Oficina 2:  Sábado 11 de Março


Padaria Saudável
Convidado: Camilo Farinha
Introducção à arte milenar da padaria.  Elementos básicos para fazer o nosso pão de cada dia

Esta oficina nos permitirá ter um primeiro contacto com uma das artes mais antigas.... Vamos a falar dos tipos de pão e de matéria prima, das condições a ter em conta na cozinha e na pessoa que prepara o pão.


Vamos abordar, entre outros, os temas:
- Pão de longa fermentação vs o pão de curta fermentação; acerca dos fermentos
- Pão com mistura de vários cereais e sementes
- Pão sem gluten
- Chapatis de farinha de espelta feitos na hora

Além disto faremos alguns patés super rápidos e deliciosos para acompanhar as nossas obras de arte.

Inclui: Chá e/ou Café na degustação do que preparemos.










Oficina 3: Sábado 25 de Março

Ideias deliciosas para substituir lacticínios
Convidada: Dafne Vaz


Estudos científicos saíram a luz recentemente alertando sobre o inapropriado e anti-natural que é para o organismo humano beber o leite.  Se bem é uma das industrias mais desenvolvidas no mundo todo, cada vez mais pessoas estão tomando consciência e deixando seu consumo. Aos poucos se vai fazendo luz e se percebe o que realmente está detrás de uma fatia de queijo ou um simples copinho de iogurte.

Falaremos dos aspectos menos visíveis e do impacto que o leite e derivados tem em nós e no mundo que nos rodeia.


Abordaremos maneiras prácticas e deliciosas de substituir o leite e os seus derivados.

Vamos aprender a fazer leites vegetais (de arroz, de amêndoa, de aveia, etc.) vários pates e cremes, para barrar no pão ou para gratinar vegetais. Faremos também alguns deliciosos "queijos" veganos.
Finalmente 2 belas sobremesas!







Oficina 4: Sábado 29 de Abril
Cozinhando na Primavera (menus rápidos e prácticos)



Critérios essenciais a ter na cozinha nesta altura do ano, a partir da visão da macrobiótica e a medicina oriental,
. Nesta estação ideal para re-inícios falaremos também da importância dos alimentos que colaboram com a limpeza e desintoxicação do nosso organismo.


Vamos a fazer uso a variadíssima oferta que a mãe-terra nos faz nesta época do ano.  Entradas, sopas, saladas, pickles e conservas, entre outros serão o nosso foco.
Várias propostas para comer bem sem sobrecarregar o organismo e sem complicar-nos.





Oficina 5: Sábado 20 de Maio
Sobremesas e lanches saudáveis
Convidado Duarte Gonçalves
As estatísticas sobre obesidade infantil -em Portugal e no mundo- são preocupantes, assim como da diabetes e de outras doenças. Um conjunto de factores se cruzam nesta problemática mas o que observamos é muita falta de informação e des-informação. 

Por exemplo o açúcar e outros carbo-hidratos refinados, muito prejudiciais para a saúde de todos -e especialmente das crianças, estão presentes em quase todos os productos dos supermercados.  Ainda mais, o seu consumo é aliciado por uma agressiva publicidade, que cria nefastos hábitos e gostos.Falamos aqui do excesso de gorduras saturadas, de cereais refinados (trigo, arroz, etc) do açúcar branco e todos os seus derivados.


Queremos demonstrar que é possível fazer em casa sobremesas e snacks deliciosos, simples, que ao mesmo tempo cuidem de nossa saúde.  Sem utilizar ovos nem lacticínios nem açúcares refinados prepararemos r
eceitas prácticas e rápidas para momentos de pausa durante o dia e/ou para gulos@s de todas as idades.









Investimento:
40 Euros por Oficina
que incluem 3h30 horas de formação, degustação, receituário e 
 acompanhamento post-oficina.



DESCONTOS:
2 pessoas ou casais fica em 35 cada pessoa
Grupos de 3 fica em 30 euros cada pessoa

Grupos de 4 fica em 25 euros cada pessoa

Se optar por participar em todas as 5 Oficinas, fica em 25 euros cada uma.


(Em cada Oficina estará disponível uma Bolsa de Estudos, que será entregue a quem o solicite e fundamente, via e-mail).




Para validar a sua Inscrição será necessário enviar e mail, e a seguir comprovativo de transferência bancária com o 50% do valor.

Agradecemos muito a vossa colaboração na divulgação destas Oficinas :D
GRACIAS A LA VIDA !
<3



Acerca dos Formadores:

Isaura Candelaria


Chega a este planeta terra (em Cusco, Perú) há mais de meio século..., e sem saber muito bem por que, aos 20 anos se apaixona pelo vegetarianismo e pelas formas naturais de alimentação e cura, e desde esta "janela" começa a observar melhor o seu percurso, o mundo, a vida...

Nos anos ´80, e com muita sede de aprender se nutre de diversos ensinamentos (do Za Zen, ao Yoga, da medicina natural ào voluntariado em projectos sociais, etc.). Já desde essa altura se interrogava por caminhos que pudessem levar aos humanos a ser realmente seres plenos.

A intrigaram muito as plantas e alimentos peruanos nativos (em especial dos Andes. O mundo da alimentação e saúde natural se convertem assim numa via para o despertar
 e crescimento pessoal. A sua profissão -a Antropologia Cultural- vai ficando em segundo plano e "outros" interesses vão ganhando em importância.

No ano 1991 ruma ao Brasil pois sente o chamado de estudar sob a direcção dos professores Tomio Kikuchi e Bernadete Kikuchi, discípulos directos do fundador da Macrobiótica, George Ohsawa.  Na Escola de Nutriçáo Satori (São Paulo) se dedica a absorver a culinária vitalizante de dona Bernadete Kikuchi. E desde esse momento e cada vez mais descobre a culinária como um espaço de criatividade e síntese, um caminho de transformação e consciência individual e social.

Reside em Europa há mais de 20 anos, tendo escolhido o interior de Portugal para fazer o seu ninho. Teve a oportunidade de formar-se também em Terapia Cranio Sacral Biodinâmica com Friedrich Wolf (Kientalerhof, Suiça). Isto permitiu aprofundar a sua visão do ser humano e das enormes possibilidades de cura e auto-cura desde uma perspectiva holística.

Nos últimos anos se dedica à coordenação do Centro Tinkuy, em Sintra. Espaço criado para o encontro e a partilha. Lugar privilegiado para continuar a descobrir respostas individuais e colectivas, para o crescimento como mulher e como ser humano pleno que aspira a ser :)



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Marta Holtreman

Cedo começou o seu interesse pelo oriente. Foi praticante de artes marciais e nesse meio tomou conhecimento de algumas terapêuticas orientais sendo a sua primeira formação em shiatsu aos 18 anos.~


Em 2003 iniciou o seu primeiro curso de Medicina Tradicional Chinesa e desde então a sua paixão crescente por esta área levo-a a ter curiosidade por outras terapêuticas.

Acredita num conhecimento integrado e em espiral, e é dessa forma que tanto em clínica como no seu dia a dia aplica as suas valências.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Camilo Farinha

40 anos, apaixonado pelo pão há 4 anos!

As minhas memórias com pão remontam à minha infância, à minha avó Lina, ao forno a lenha, à masseira, aos rituais do processo, ao ciclo do cereal (semear, mondar, ceifar), aos moinho de mós movidos pela água do rio, aos pães mais pequenos que se tiravam primeiro do forno e se comiam ainda quentes com manteiga!

E, provavelmente, terão sido estas memórias que me levaram, há 4 anos, a começar a fazer pão em casa, primeiro com uma máquina de fazer pão, um mono que estava lá parado e depois….depois surgiu toda uma descoberta deste mundo das massas lêvedas, das farinhas, das bactérias, das leveduras, dos vários tipos de pão, portugueses e do mundo, das diferentes técnicas, dos padeiros que fizeram e fazem história, de histórias que inspiram, de paixões iguais, da partilha e da generosidade. Aprender, melhorar, ler, ver, fazer, falhar, recomeçar, experimentar… um ciclo que não acaba, uma paixão que se renova cada vez que se inicia o processo e ficamos maravilhados com o milagre, com a magia da vida, do crescimento, do todo ser sempre mais que a soma das partes.

Esta doença transmite-se, aos amigos, que se juntam e resolvem criar um fórum (www.forumdopao.pt) onde se partilha este conhecimento e estas experiências.

O pão está na ordem do dia, por bons e maus motivos. Os maus são a degradação da qualidade da maioria do pão que vende actualmente, dos químicos adicionados, das levedações ultra rápidas, das farinhas refinadas, do pão pré congelado e do açúcar adicionado. Os bons são o aparecimento de alguns projectos que tentam repor a qualidade do pão, pela utilização de massas mãe, de farinhas bio, de levedações longas e pela ausência de aditivos e químicos.

Vamos focar-nos nos bons motivos, vamos aprender a fazer bom pão!




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Dafne Vaz

Sou investigadora na área da saúde natural e holística, formada em Naturopatia pela escola CENAC de Barcelona. Comecei esta aventura na medicina natural há aproximadamente 8 anos, porém, a verdade é que desde criança sempre tive esta paixão e a tendência para cuidar de mim e dos outros de maneira naturista, bem como uma grande sensibilidade para o equilíbrio natural/ecológico.

Depois de 4 anos de intenso estudo e muita dedicação, em 2014 completei o curso de Naturopatia no CENAC.
Nesse mesmo ano decidi continuar os meus estudos fazendo uma especialização na área da Nutrição tendo sido aluna de grandes profissionais e prestigiadas investigadoras, como a Dra. Olga Cuevas, Lucía Redondo e Montse Vallory. E nessa minha busca e paixão pela DIETA como MEDICINA, cheguei até à ALIMENTAÇÃO VIVA/RAWFOOD. Ainda em Barcelona tive a possibilidade de fazer varias formações com grandes génios no tema, como o Espiritual Chef, Daniela de Castro (de Horgànica), David Wolfe, Consol Rodriguez, Marta Viñals, Carla Zaplana…

Depois de seguir há algum tempo os grandes impulsionadores desse movimento no Brasil, em 2016 tive o privilégio de conhecer pessoalmente e receber formação do Dr. Alberto Peribanez Gonzalez (São Paulo) e da maravilhosa escola Terrapia (Rio de Janeiro). Com eles pude também experimentar trabalhar em agrofloresta e bioconstruçao.

Recentemente decidi regressar a Portugal, onde tenho como objectivo continuar a difundir os bons hábitos alimentares e partilhar os meus conhecimentos sobre ecologia e medicina natural, bem como outras ferramentas para a promoção e recuperação da saúde.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Duarte Gonçalves



Sou o Duarte Gonçalves, sou chef crudívoro e fundador do Projeto Alimento Desperto. Tenho cerca de 5 anos de aprendizagem e experiência na cruzinha crua. Sou permacultor, conhecedor de plantas e apaixonado pela vida. Adoro partilhar a simplicidade e criatividade de confeccionar refeições cruas e nutritivas. Adoro fotografar, andar de descalço, meditar e viajar.



Acredito que a comida não é só o combustível para o bem estar e vitalidade mas uma nova forma de pensar e estar no mundo.



O meu objectivo é promover a mudança, trazer beleza, inspirar e ajudar os outros a viver uma vida melhor e em equilíbrio através de uma “cuisine” vegetal, limpa, viva, saudável, atraente e amiga do ambiente.


Mais informações sobre Duarte: http://projetoalimentodesperto.pt/sobre-o-fundador/


Gracias a la Vida <3

NOTA:
Para ver Oficinas e Aulas de Cozinha Saudável anteriores a esta data, por favor visitar neeste mesmo blog as Etiquetas e Oficinas de Bio-Veganas de Cozinha Saudável,

Sem comentários:

Enviar um comentário