quarta-feira, 27 de março de 2013

Entrevista a Lúcia Barros, facilitadora de Biodanza

Biografia Lúcia Barros aqui

1) O que é a biodanza? Com que disciplinas é que se cruza a biodanza? 

 
A Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que estimula os nossos potenciais existenciais através da música, do canto, do movimento integrativo e de situações regulares de encontro em grupo.

 
Funciona primordialmente a partir de vivências estimuladas no sentido integrador. Integrar o movimento e a expressão com o que se pensa, sente e age. 



Nas danças individuais, a pares e em grupo desenvolvem-se recursos de comunicação relacional nos três níveis existenciais de vínculo, consigo mesmo, com o outro e com o que nos rodeia.
E surgem possibilidades de uma reelaboração da nossa forma de viver.

É um sistema baseado num modelo interdisciplinar onde se ligam as ciências como por exemplo a biologia, antropologia, psicologia, com as artes, como a música, a dança e a poesia.


2) Como se pratica a biodanza? Quem pode praticar?


Como em qualquer outra prática, os resultados de quem pratica Biodanza, são imediatos em termos de gerar bem-estar durante e após a sessão, mas mais e mais visíveis, a muitos níveis, através da prática constante semanal. 


Todos podem praticar Biodanza, dado que as danças são orientadas através do sentir, da emoção que a música e situações de grupo despoletam.
Existem orientações motoras para cada dança e para cada tipo de grupo(crianças, adultos, séniores, grupos específicos de risco ou de condições fisícas especiais, de equipas de empresas, entre outros), mas cada pessoa dança de acordo com a sua capacidade. Um dos objectivos principais é desenvolver o movimento a par com a unidade entre pensar-sentir-agir e comunicação relacional, no caminho de cada vez maior harmonia interna e externa das nossas vidas. E todos os que assim o queiram, podem e conseguem.


3) É necessário saber dançar para praticar biodanza? Que tipo de preparação física se tem que ter?


O ideal é não trazer movimentos estereotipados pois um dos objectivos da Biodanza é cada pessoa conectar-se com o seu próprio e único movimento corporal, com as suas emoções e a sua forma de expressá-las, com os limites e as potencialidades de cada um. É importante sim, a condição interna de vontade de aprender e de se desenvolver a partir do seu interior.



4) De que forma é que o movimento potencia a saúde e a integração humanas?


Quando falamos de movimento em Biodanza, referimo-nos a ir mais além do que simples movimento, falamos aqui de movimento integrado entre o pensar-sentir e agir ou expressar no mundo. 

 
A Biodanza não é considerada uma terapia apenas porque o enfoque e os mecanismos de acção utilizados actuam nos aspectos saudáveis que cada um traz consigo e partindo daí, através do que chamamos eco-factores positivos entre os quais a música, a dança e o grupo, reforça-se mais e mais a saúde da pessoa.
O primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é o conhecimento pelo movimento.
Tudo o que é vivo, move-se. O processo de integração saudável surge em todo e qualquer movimento de conexão com o que é benéfico à vida.


5) Pode falar-nos um pouco do Modelo Teórico de Biodanza, criado por Rolando Toro Araneda?
O Modelo Teórico é a base científica do desenvolvimento do sistema da Biodanza. 




 Rolando Toro Araneda
Informações biográficas aqui

O seu criador Rolando Toro Araneda partiu de muitos estudos e práticas feitos em Antropologia, Psicologia e Medicina clínica e foi desenvolvendo as abordagens na saúde no sentido de 'humanizar a Medicina' desde a década de 1965. Já existiam técnicas como a psicoterapias de grupo na linha de Carl Rogers, Psicodrama, Arte-terapia, Gestalterapia, Musicoterapia. O enfoque de Rolando foi na actividade corporal estimulando as emoções através da música e do encontro humano, com o objectivo de induzir harmonia na saúde dos pacientes que tratava.


E assim constituiu a base de construção de um Modelo teórico operativo, que, muito sucintamente mesmo, se estrutura num eixo horizontal, com de exercícios de reforço de identidade com danças bastante activas num pólo e exercícios de regressão=reparação noutro pólo. Num eixo vertical, interagem os potenciais genéticos universais humanos que pautam os exercícios de Biodanza no que chamamos 'cinco linhas de vivência': Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afectividade e Transcêndencia e por onde se percorre um caminho de menos integração à integração maior.


Ao longo do tempo este Modelo foi evoluindo, acompanhando a actualização dos avanços científicos nas àreas da saúde, sempre tendo por base o que chamamos de Princípio Biocêntrico que visa o que é pró-vida.


Mais informações sobre Conversas com Sopa aqui

6) De que forma se vai estruturar a Conversa com Sopa: "Biodanza, que é e como nos beneficia?". Vai ser projectado algum filme? Vai ser apresentado o modelo teórico Rolando Toro Araneda ou vamos dançar um pouco também? 

Vou receptiva ao que surgir, dentro do que possa ser esta conversa informal.
Falar da definição de Biodanza, de como se pratica e do que pode ser abrangido com a prática regular, fará naturalmente parte desta conversa, focando os aspectos benéficos desta actividade, como indica o título da conversa.
É possível passar vídeos que possam ilustrar alguma questão pontual.
Alguns aspectos do Modelo Teórico onde assenta a Biodanza, surgem ao focar aspectos anteriores, mas não é algo que possa ser apresentado numa conversa informal.
As danças na Biodanza são em sequências, posto que um exercício isolado não é representativo, mas se espontâneamente se propiciar o momento para alguma vivência, poderá acontecer.

7) De que forma se vai estruturar a aula aberta?
Esta Aula Aberta estrutura-se em forma de apresentação e contacto com o que é a Biodanza.
Nao lhe chamamos workshop porque um workshop para nós tem uma função, duração e custos diferentes.

Nesta Aula Aberta sucede uma primeira meia-hora, em que são feitas apresentações e uma pequena introdução teórica sobre Biodanza e sobre a sessão que vai acontecer, abrindo espaço também a quem desejar falar e no seguinte tempo entre hora e meia a duas horas é o tempo da vivência em si, ou seja, tempo para dançar, onde é importante recorrer a comunicação não-verbal.
Uma sessão de Biodanza actua entre emoção, música, vivência-movimento e grupo, com pautas de aspectos biológicos, fisiológicos e psicológicos, pulsando por isso entre uma parte da aula bastante activa, uma segunda mais reparadora e uma parte final de activação para que a pessoa saia de facto, não cansada mas renovada, com energia e bem-estar e em contacto com possibilidades diversas da Dança da Vida.

Mais informações sobre a aula aberta aqui

O Centro Tinkuy agradece à facilitadora de Biodanza, Lúcia Barros, esta entrevista.

Sem comentários:

Enviar um comentário