segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma sugestão: pesto de urtigas


Uma sugestão para esta semana será uma receita que surgiu ao olhar nosso quintal cheio de maravilhosas e verdejantes urtigas.....  As folhas verdes deviam estar nos nossos pratos todos os dias, em formatos variados: cozidas, escaldadas, refogadas, cruas... Sintamos gratidão por todas elas... couves variadíssimas, agrião, nabiças, grelos, espinafres, pac-choy, saramago, lavaças, confrei, salsa, coentro, majericão, etc. etc.





Para fazer um delicioso "Pesto" com elas precisamos de: um molho de urtigas frescas, levemente escaldadas com uma pitada de sal.  Escorrer e colocar num liquidificador com um fio de azeite, uma mão cheia de amêndoa -melhor se demolhada umas horas-  picada (ou pinhões, ou nozes, ou sêsamo), sal e um pouquinho de água do cozimento da urtiga.  Triturar... e pronto! servir sobre massa integral quente, por exemplo. Ou guardar num frasco para usar nos lanches e barrar no pão ou bolachas... Bom apetite!








2 comentários:

  1. Que maravilha... cá pela quinta abundam urtigas e é surpreendente a quantidade de coisas que se podem fazer com elas. Sem dúvida que esta ideia do pesto é para experimentar. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem amig@s da Quinta da Vinagreira,
      a nossa distracção não tem perdão,
      acontece que só hoje - um ano depois descobrimos o vosso comentário. Agradecida.
      Devido a que não passamos muito tempo em roda do blogue e às muitas tarefas, nos vemos as vezes impossibilitados de o fazer.
      Em retribuição e a maneira de reparação vos dedicamos esta receita também com folhas verdes, fonte riquíssima de clorofila e outros nutrientes!
      Aprendemos isto da nossa professora de culinária macrobiótica,d. Bernadete Kikuchi esta tradicional maneira de aproveitar a fartura de folhas verdes que as vezes temos.

      Vamos fazer Furikake:
      O Furikake é o nome japonês para designar um condimento (principalmente usado para acompanhar o arroz) que consiste em folhas verdes secas ou semisecas, deshidratadas especilamente para este fim, já seja com o calor do sol ou do forno. Pode incluir também raizes, sementes ou algas.
      Normalmente faço com folhas da rama de cenoura recém colhida (que normalmente vai ao lixo), assim obtemos um condimento de excelente sabor e muitas propriedades nutritivas.
      Ingredientes
      1 molho de rama de cenoura (pode ser também 1 molho de nabiças)
      2 ou 3 folhas de alga nori 200 gr de sêsamo bio (lavado e deixado secar na peneira) / shoyu q.b.

      Lavar as folhas, escorrer escaldar em água fervente da seguinte maneira: Deixar mergulhar segurando com paus de cozinha ou pinças durante alguns segundos. Retirar e ainda quente espremer.
      Deixar secar bem sobre uma rede ou peneira estendida, no verão ao sol, por 1 ou 2 dias, até ganhar uma cor escura. Atenção para colocar um recipiente baixo desta rede pois caiem folhas a medida que secam.
      Moer no almofariz ou outro moinho semelhante, peneirar e retirar os galhos e raminhos secos que tenham ficado após a moagem.

      Opcionalmente misturar com shoyu na panela e deixar secar em fogo baixo. Deixar esfriar e guardar em frasco bem vedado. Está pronto para usar como condimento sobre o arroz integral ou outro cereal.

      Uma vez preparado, podemos misturar este "ouro verde" comm outros ingredientes, por exemplo com sementes de sêsamo tostado previamente e um pouco de alga nori previamente tostada e esfarelada.
      Os três ingredientes juntos fazem um tempero super rico, para colocar por cima do arroz ou outros preparados, ou para levar nas viagens e enriquecer qualquer outro prato.

      Se no tivermos sol, depois de escaldar, espremer e cortar as folha finamente, podemos secar no forno com um calor muito baixinho, depois proceder como o caso anterior.

      Bom apetite!


      Isaura Zegarra da Silva
      centrotinkuy@gmail.com

      Eliminar