quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Retomando o contacto, abraçando o Outono

Photo Keilidh Ewan

E cá estamos nós depois de um parentese no Blog.  Não por falta de novidades, muito pelo contrário... 

O verão com o seu calor e  energia expansiva, nos motivou a estar mais no exterior e mais activos. Regar e colher os maravilhosos frutos da terra. Recolher sementes. Passeios e visitas, encontros inusuais.  Novos e velhos amigos nos visitaram enchendo esta casa de risadas, novas histórias e músicas (Isto incllui os dois concertos de música acústica de Gabriel Meyer e dos Udjat).  Re-conectamos com alguns amigos após de muitas luas.. Soubemos da partida de outros.  Nos emocionamos com o nascimento de outros (isto incluli os 3 gatinhos que nasceram cá em Agosto).. 


Algumas mudanças no "visual" do espaço Tinkuy foram possíveis pois recebemos novos integrantes que pusseram coração e entusiasmo.  O ressultado? uma nova casa de banho seca, reparação do velho baloiço para ser usdado por  crianças dos zero aos 100 anos, Mais um terceiro baloiço, feito de paletes e pendurado num pinheiro perto do Salão dos Anjos.  Foi muito importante também melhorar os lugares para acolher campistas e caravanistas. Em andamento ainda fica um novo espaço para os mais pequenos.

Embelezar o Tinkuy também  implicou  muitas horas de cuidados em arbustos e árvores.  Plantamos também espécies autóctones que  projectos vizinhos nos ofereceram,  e aqui o nosso BEM-HAJA  aos amigos da Quinta dos 7 Nomes e da Ecoaldeia de Janas, pela sua generosa dádiva! 
Também estivemos a cuidar de árvores exóticas já existentes ( tentando controlar a exuberância da borracheira ou dos papiros, etc.) O resultado é um ambiente mais limpo, ordenado... e muita lenha para cortar e arrumar.

Mas, o acontecimento do verão foi ver florescer mais uma vez às lotus no laguinho do fundo.  Tivemos as mais bonitas flores brancas de lótus dos últimos verões.
 A mensagem que esta ancestral planta nos traz é de grande importância, especialmente nos momentos actuais.  
Somos chamados a aprender desta silenciosa transformação... No escuro, no meio da lama e da maior "sujidade" a vida  cresce e se ergue para procurar o sol, para depois florescer. Isto só é possível por um processo prévio de alquimia no seu interior-.
Esta é a licção do lótus, transformar a nossa realidade q-por mais terrível que esta posa ser- e transformar-nos, e poder florescer, e poder trascender o que nos limita. Quem nos visitou neste verão testemunhou  isto... Não
 há foto que sirva para descrever este momento em que o lótus nos irradia com a sua beleza e energia....

Se bem ainda não o sentimos, já estamos a preparar-nos para adaptar a Cozinha do Tinkuy ao frio que dará lugar a comidinhas mais quentes e  petiscos assados no forno.  Para além das empadas bio-veganas de algas e maçã, vamos ter novamente pão de espelta  outras surpresas!.  

Ao mesmo os dias mais frios fazem mais proprício re-iniciar as fogueiras e as cerimónias de Temascal  Estejam atentos que em breve devemos anunciar as datas.  Como tem acontecido, estarão em sintonia das luas cheia e nova,

Nos meses que se avizinham esperamos retomar as Oficinas Bio-Veganas de Cozinha com novos convidad@s e outras actividades periódicas. Todo o qual estará devidamente anunciado na nossa AGENDA e outros meios de CONTACTO.


Para finalizar queremos dizer GRATIDÃO por cada dia de vida, por cada estação e cada roda do ano.  Por sabermo-nos nutridos, cuidados, amados e abençoados. Mesmo com dificuldades e "dramas", grandes ou pequenos,  agradecer por tudo o que nos permite ser parte desta corrente sem fim que é a VIDA, e que vemos refletida na abundância e na conexão com humanos, plantas, animais, o mar, as estrelas, a lua, o sol... o horizonte.

Em fim, abraçamos ao Outono que já bate na porta e nos dispomos a receber as suas dádivas.
Gracias a la Vida <3


Isaura Candelaria








































































Sem comentários:

Publicar um comentário