domingo, 9 de fevereiro de 2014

Retiro de Meditação segundo a via do Buda, com Paulo Borges

AVISO DE ÚLTIMA HORA:
Queridos amigos e amigas, o retiro acontecerá em breve, e informamos que as vagas para hospedar-se cá no centro já foram todas cobertas.

No entanto existe ainda a  possibilidade de participar, sem ficar a dormir cá.  

Sendo assim os valores do retiro se re-definem da seguinte maneira:


Por cada dia do retiro: 10 €  (sexta 28, sábado 1 e domingo 2).  Total 30 euros.

Quem quiser usufruir de todas as refeições (2 pequenos-almoços, dois almoços e dois jantares), acrescentar € 54

Para quem desejar apenas algumas refeições, cá os preços por separado: pequeno-almoço, 5 euros, almoço/jantar, 12,5 euros.

Lembramos ainda que é indispensável trazer:
-Manta
-Pantufas ou chinelos
-Meias grossas

Pode obter mais informações por e-mail centrotinkuy@gmail.com - e por telefone (967941468).
Mesmo sem hospedar-se cá para garantir uma vaga é necessário inscrever-se por mail, enviando os seus dados pessoais.


Retiro de Meditação segundo a via do Buda

(na passagem do Novo Ano Tibetano do Cavalo de Madeira- Losar)

28 de Fevereiro – 2 de Março

Com Paulo Borges

O Dharma ou a Via do Buda, conhecido no Ocidente como Budismo, consiste nos ensinamentos e métodos transmitidos pelo Buda Shakyamuni (566-486 a. C.) para que os seres realizem a sua própria natureza de Buda, definida como um estado da mente livre de todos os obscurecimentos conceptuais e emocionais e no qual assim perfeitamente se manifestam todas as suas qualidades cognitivas e afectivas, nomeadamente a omnisciência, a visão da natureza última de todas as coisas, e um amor e compaixão infinitos e imparciais por todos os seres. 

A base do ensinamento do Buda Shakyamuni consiste na exposição das Quatro Nobres Verdades, segundo uma perspectiva terapêutica: 1 – o diagnóstico é o reconhecimento de que todas as experiências condicionadas ao longo da vida são dukkha, termo que implica as noções de sofrimento, insatisfação, mal-estar, frustração e imperfeição; 2 – a etiologia consiste em indicar como causas de dukkha a ignorância, no sentido do desconhecimento da natureza última da mente e das coisas, que leva à percepção de uma separação e dualidade entre o eu e o mundo e daí ao egocentrismo do desejo possessivo e da aversão; 3 – o remédio consiste no nirvana ou cessação do sofrimento por abolição das suas causas; 4 – a aplicação do remédio é a via que assume três aspectos: ética (não prejudicar nenhum ser vivo e fazer tudo para o bem de todos), meditação (libertar a mente de todos os conceitos e emoções negativas que a agitam, desenvolvendo uma atenção concentrada, calma e pacífica) e sabedoria (o conhecimento directo da natureza pura de todas as coisas e o viver em conformidade com isso, pondo a vida ao serviço do bem e da libertação de todos os seres).

Assumindo aspectos filosóficos e religiosos de acordo com as necessidades dos seres e das culturas onde se manifesta, o chamado Budismo é fundamentalmente uma via para curar e libertar a mente do facto de ser causadora de sofrimento para si e para os outros. 





Programa:


Dia 28 – 6ª feira


18.00 – 20.00 - Chegada e acomodação.

20.00 – 21.30 – Jantar

21.30 – 22.30 – O que é um retiro? Objectivo do retiro: pacificar e despertar a mente para o bem de todos os seres, nossos íntimos parentes. O mundo como a rede de Indra. A experiência do Refúgio no Buda (a liberdade), no Dharma (a sabedoria) e na Sangha (a compaixão e a comunidade).


Dia 1 – Sábado


07.30 – 09.00 – Porquê e como meditar? As 8 consciências e a natureza de Buda universal.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 – 13.00 (com intervalo) – Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena às sensações físicas, à respiração, ao fluxo das emoções/pensamentos e aos fenómenos externos.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 18.30 (com intervalo) – Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena ao estar consciente. Vipashyana: despertar a mente e ver a natureza impermanente, interdependente e insubstancial de todos os pensamentos, emoções e preocupações. Ver a natureza da mente.

19.30 – 20.30 – Jantar

21.30 – 23.00 – Transmutar toda a negatividade nas quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e imparcialidade: a troca ou tonglen. Passagem do novo Ano Lunar do Cavalo de Madeira com a festa e os votos individuais e comunitários de um renascimento desperto, amoroso e compassivo para com todos os seres, a Terra e o universo.


Dia 2 – Domingo


07.30 – 09.00 – Sessão de meditação. Revisão e aprofundamento do dia anterior. Tonglen pelo bem de todos os seres.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 - 13.00 (com intervalo) – Estudo, reflexão e meditação de textos do Dharma. A importância de desenvolver uma mente pacífica, desperta, amorosa e compassiva para criar uma nova sociedade, uma nova cultura e uma nova civilização, amiga de todos os seres, da Terra e do universo.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 17.30 – A visão pura de todos os fenómenos e meditação com mantras.


O retiro será facilitado por Paulo Borges. Tenta praticar desde 1983 e é responsável, desde 1999, por seminários, cursos e retiros de budismo e meditação budista. Tradutor de livros budistas. Autor, entre outras obras, de O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (com Duarte Braga) e Descobrir Buda. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa, cofundador e presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser.


Contribuição:

105 euros (inclui dormidas, refeições e actividades do retiro).

Para quem desejar apenas as refeições: 54 euros (2 pequenos-almoços, dois almoços e dois jantares), mais 30 euros para as actividades do retiro.


Para quem desejar apenas algumas refeições: pequeno-almoço, 5 euros, almoço/jantar, 12,5 euros, além dos 30 euros para as actividades do retiro.


Atenção:
- Pode obter informações principalmente por e-mail - centrotinkuy@gmail.com - e por
 telefone (967941468).
É necessário inscrever-se por mail confirmando a inscrição com a transferência de metade do valor em causa até ao dia 24 de Fevereiro para o NIB que será indicado.

- Pedimos que traga saco-cama e toalhas.

- Convém trazer roupas largas, uma almofada, um tapete e um bloco de notas.

- O evento é aberto a todos e não implica nenhum conhecimento teórico ou prático de meditação.

- As refeições serão veganas, livres de qualquer produto animal.

- Antes de cada refeição será feita uma oferenda dos alimentos para saciar toda a fome e sede físicas e espirituais no mundo e os primeiros 15m decorrerão em silêncio, para cultivar a atenção plena, apreciar melhor os sabores dos alimentos e desenvolver a gratidão por todos aqueles que para eles contribuíram.

- O retiro só se realizará com um mínimo de 11 participantes.



Para mais informações sobre as actividades do retiro contactar

pauloaeborges@gmail.com

centrotinkuy@gmail.com

t.967941468


O local:
Este retiro ser realizará nas instalações do Centro Tinkuy, Almoçageme - Colares, SINTRA

Estrada do Rodízio, nº 2,  Almoçageme
2705-335 Colares
Sintra

Como chegar?
De Sintra, Passando por Colares, em direcção a Almoçageme, o primeiro cruzamento à direita.  Mais uns 50 mts, em direcção à estrada que leva à Praia Grande (Estrada do Rodízio) e se encontra o lugar onde os fins de semana se realiza a Feira de vegetais e fruta.Estamos a poucos metros deste lugar (depois de uma Cruz) o segundo portão de madeira à direita com o nº 2. Junto aos contentores de lixo, começam os nossos muros.
( Autocarros 403 e 439 da Scotturb )     Sejam bem-vindos!


Sem comentários:

Enviar um comentário