quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CELEBRAÇÃO DO ANO NOVO CELTA - SAMHAIN, Jantar e Concerto, quinta -feira, 31 Outubro, a partir das 19H30, com o grupo O SOM DA TERRA (AO VIVO)

Ementa do Jantar Buffet Samhain 31 de Outubro 2013
Pwmpen-lentil pottage
Creme de Abóbora-lentilhas

Salat with rawe oile & vynegur
Salada de ervas silvestres e vinagrete
Oynoun & percely salat
Saladinha de Salsa & Cebola
Cuscus with razins & mynte
Cous Cous com sultanas e menta

Roosted rotes with powder douce
Cenouras assadas com ervas aromáticas

Ryse with kistin
Arroz integral com castanhas

Pwmpen & afal Mousse with pomgranad
Mousse de Abóbora e maçã com romã

Sweet tisane
Bebida quente de cevada


evento no facebook: https://www.facebook.com/events/314183605386142/

INSCRIÇÕES VÁLIDAS SÓ POR E MAIL POR FAVOR




Quinta-feira, 31 de Outubro, a partir das 19h30

JANTAR CELTA - CELEBRAÇÃO DO ANO NOVO SAMHAIN no Centro Tinkuy,

por Isaura Silva, Nandan Bhoopalam e Ricardo Ferreira
MÚSICA AO VIVO COM O GRUPO O SOM DA TERRA
e como sempre outras surpresas!

:o)


Esta celebração é o resultado da parceria entre o Grupo o Som da Terra e o Centro Tinkuy, e da colaboração de muitos associados. Surge com o intuito de avivar em nós o espírito de conexão com os ciclos naturais que governam as nossas existências. Mesmo sem o perceber nas nossas agitadas vidas "modernas" as mudanças cíclicas acontecem. .

Queremos fazer um alto no caminho e recordar.

Queremos viver as mudanças das estações e seus significados mais profundos, com entusiasmo crescente, ritualizando e celebrando, cantando e dançando. -Fechando ciclos, iniciando outros.

A mensagem que traz o Samhain é retomada e honrada: Todo fim guarda um início. Todo é circular e eterno. E ao contactar com o lado menos visível e ao mesmo tempo essencial, que habita em todos os seres, sentirmos que o RENASCER é possível em nós.
Deixando ir todo "o velho" e abrindo espaço para o NOVO, para o que há de vir, sentimos também esperança numa transformação e mudança a nível global.

Feliz Samhain para todos...
Esperamos por vocês!



Programa:


A partir das 19h30 - num ambiente acolhedor e animados pela música e algumas surpresas, teremos uma programação muito especial:

19h30 ~ Uma Cerimónia junto do fogo

20h30 ~ Concerto com o grupo O SOM DA TERRA
21h30~ Jantar buffet inspirado nesta data


...  e ficaremos ao redor da fogueira a dançar  (se o tempo assim o permitir).  





 Mais informações sobre o projecto O SOM DA TERRA aqui






"Nenhuma espiritualidade é fim, todas são meio;
Nenhuma religião é destino, todas são caminho.
Todas, sem excepção, nos levam a algo mais importante que qualquer uma delas por si só:
um entendimento mais profundo de quem somos e o que buscamos." Claudio  Crow


Que é o Samhain?

No calendário celta, a noite de 31 de Outubro marca o SAMHAIN, pronuncia-se souen), a passagem do ano, o começo do ANO NOVO e o culto aos Ancestrais, tão importante na cultura celta.
Esta festividade desde tempos imemoriais nos conduz à temática da proximidade entre nossa realidade - este mundo - e os domínios espirituais, morada dos deuses e de nossos ancestrais - o Outro Mundo, o mundo mais subtil e invisível.
Tal vez não por acaso o catolicismo adoptou esta mesma data para honrar "Todos os Santos" e a seguir para honrar os parentes mortos (2 de Novembro, Finados).

O que resgatamos como muito vigente nesta festividade é a relação e maneira mais natural que as culturas antigas tinham com o mundo do invisível, com o grande tema da Morte. Não tinham tal vez a conotação negativa e de tabu que existe na sociedade actual. Para estas culturas a morte era a continuação da vida e o preâmbulo do renascer, num eterno retorno. Esta concepção se expressa fortemente nas celebrações que marcam cada ciclo anual. 



O Samhain nos relembra que tudo é um continuo, que para além da morte existe um renascimento, um começar de novo. A semelhança de cada 1ro de Janeiro (do actual Calendário Gregoriano) o  Samhain é um momento ideal para fazer um pequeno balanço de nossas vidas, deixando fora o que não mais nos serve, deixando espaço disponível para o novo, para o porvir.


"A roda do Ano Celta

Os quatro grandes festivais celtas, registrados e descritos nos textos vernaculares, reconhecidos em séculos de tradições folclóricas e ainda hoje celebrados de diversas formas são:
Imbolc, Beltane, Lughnasa e Samhain.


Samhain O giro da Roda começa com o Ano Novo Celta: o festival de SAMHAIN - celebrado a 1o. de novembro - que anuncia a chegada do inverno, da escuridão e da suspensão da vida.
O inverno no Hemisfério Norte, especialmente na Idade do Bronze, é um período de recolhimento, em que a vida na natureza entra em suspensão - animais migram ou hibernam, a vegetação resseca ou congela, o tema da morte é constante.
Da mesma forma que os antigos procuravam proteger-se do frio no interior de suas casas, cada um de nós, nesse período, é estimulado a mergulhar em seu interior para compreender nossas questões mais profundas."  Para ler o texto completo consulte   Aqui.









Reservas e inscrições
aos nossos contactos

 967941468     21 606 7652   
centrotinkuy@gmail.com

ou

Nádia Grazina  933 405 351


José Cordovil  964 696 435 


ossonsdaterra@gmail.com





Valor de Troca

Jantar + Programação Especial (Concerto)  20 euros


Por separado:

Jantar 15 euros

Programação Especial  (Concerto) 10 euros


(( Crianças menores de 6 anos não pagam ))



Sejam todos bem-vindos!


Queridos amigos,
o Centro Tinkuy, integrante da "Gracias a la Vida", Associação sem fins de lucro, subsiste pela acção comprometida e voluntária de muitas pessoas,  e graças à colaboração activa de todos vocês em actividades deste tipo,  agradecemos vosso apoio e participação!

evento no facebook: https://www.facebook.com/events/314183605386142/

1 comentário:

  1. Nossa cada vez me apaixono mais por essa cultura que toca minha alma !!!

    ResponderEliminar