sábado, 2 de março de 2013

Não esquecemos... aqui estamos!





Como em muitos cantos do mundo os povos ditos "indígenas" nos dão lições de  coragem e de dignidade. A partir do momento em que europeus colonizaram a América, as políticas para os "governar" passaram do genocídio à assimilação, da alienação pelo álcool e condições de vida miseráveis, até a usurpação de suas terra e soberania.
Mas estes povos indígenas têm persistido com suas línguas e cultura. Quinhentos anos depois, os índios ainda são índios.  Eles ainda RESISTEM!, passados centos de anos, lutam contra a injustiça, muitos deles perdendo sua VIDAS FISICAS MAS NUNCA NUNCA vendendo suas almas!! Nunca se renderam! 
E não só isso,
nos mostram o caminho para um retorno à mãe terra, para um retorno a uma cultura de paz e harmonia com ela.
AHO!!




Celebrou-se a 27 de Fevereiro, em Wounded Knee (Dakota do Sul, América do Norte) um encontro organizado pelo AIM - AMERICAN INDIAN MOVEMENT em memória da ocupação deste lugar sagrado onde se produziram duas massacres, uma em 1890 e a outra faz 40 anos.  Este 40º aniversário de Wounted Knee nos interpela a todos os que acreditamos no direito inalienável destes povos a determinar o seu destino. Estamos solidários com o AIM e com a luta pelo reconhecimento dos direitos dos povos indigenas, enquanto direitos humanos, e para com o respeito pela diversidade cultural dos povos.

kawsashun runakuna
kawsashun abya yala !!


Jallalla!

Sem comentários:

Enviar um comentário