Com a prática da meditação vamo-nos aproximando do ponto de vista da nossa essência, que está para além dos diversos pensamentos e juízos. Aproximamo-nos da inteligência que reside no nosso coração. Finalmente alcançamos a paz inabalável que existe dentro do silêncio do nosso ser.
Existem várias formas de praticar a meditação. No nosso grupo vamos abordar algumas, do yoga, do taoismo e outras. Finalmente poderemos eleger aquela com que nos identificamos.
A meditação é uma prática comum a várias tradições espirituais, tanto no ocidente como no oriente. Na verdade ela é mais que uma prática – é a nossa própria natureza – por isso quando nos aproximamos de nós próprios a ela retornamos diria mesmo espontaneamente.
Acrescento aqui algumas palavras de Wu Jyh Cherng, mestre taoista, acerca desta prática:
“ Meditar é sentar no silêncio que purifica o coração. Assim, tudo o que se precisa fazer para praticar o método é sentar, relaxar o corpo, encontrar primeiro o silêncio exterior, colocar a consciência na respiração, encontrar agora o silêncio interior e ficar sentado nesse silêncio, sem abrigar qualquer intenção ou pensamento na mente. A única vontade do praticante é contemplar o sopro, o fluxo da vida em que ele está inserido: não é necessário fazer mais nada”
Teremos ainda tempo de fazer pequenas leituras de textos relacionados e uma conversa entre amigos sobre o assunto.
Venha meditar connosco! Uma pequena contribuição para o espaço (uma ou duas unidades) serão apreciadas.
Metodologia
A proposta é meditar semanalmente.
Trazer vontade de parar e se possível uma manta e uma almofada.
A partir de Janeiro vamos introduzir alguns exercícios práticos inspirados na obra de um dos maiores pensadores contemporâneos da tradição budista o monge vietnamita Thich Nhat Hanh.
A partir de Janeiro vamos introduzir alguns exercícios práticos inspirados na obra de um dos maiores pensadores contemporâneos da tradição budista o monge vietnamita Thich Nhat Hanh.
Sem comentários:
Enviar um comentário