domingo, 24 de junho de 2012

e assim vão decorrendo as aulas de cozinha do curso "Alimentação Integral e Consciente"o

o delicioso Gomasio (sêsamo e sal tostados)
 preparado no almofariz japonês (suribachi), mmm que cheirinho!


A Segunda Aula deste Curso decorreu, como habitual, na Cozinha, rodeados de cheiros, ingredientes, tábuas e panelas, elaboramos ao todo 7 receitas, desde uma sopa de misso deliciosa e re-vigorante, passando pelo alimento principal, o arroz integral em três variantes cozido simples, como papa ( ideal para o Pequeno Almoço) e como chá com os grão tostados. Também comemos folhas verdes escaldadas, desta vez  nabiças, temperadas com um molho de tahine e algo de limão, o nosso fígado ficou feliz. Ainda tivemos tempo para fazer uma sobremesa crocante de aveia com morangos fresquinhos e alga agar-agar.

E a proteína? A estrela foi o tofu 1-2-3.  Rápido e delicioso. Isto nos deu pé para falar da soja, da industria tão enganosa e sem escrúpulos que prolifera por ai a base da soja crua. A melhor maneira de comer a soja será na forma de alimentos "pre-digeridos" ou fermentados como o Missô, o Shoyu, o Temphe e em menor quantidade o Tofu, bem preparado e condimentado convenientemente.

Assim, num ritmo intenso e animado, aprendemos coisas básicas e importantíssimas, como também aprendemos preparações complentares, por exemplo utilizamos as preciosas sementes de sêsamo -por sua riqueza em nutrientes- de 2 maneiras:  como gomásio feito passo a passo (condimento de sêsamo tostado e moido com sal integral)  e como pasta (tahine).

Em fim,  falamos também de temas variados e fundamentais enquanto o comer ficava pronto.

Após 3 horas de aula, ficou claro que aprender a alimentar-nos de maneira integral e consciente pode ser também uma tarefa divertida e criativa!

Ao final durante o jantar de degustação o tema foi também o TPC,  Trabalho Para Casa.

Obrigada a todos pela sua presença e boa disposição! Nos encontramos na próxima Aula:  Sábado 30 de Junho das 15h30 às 19h.


Até já!


Bem haja a tod@s!

Sem comentários:

Enviar um comentário