quinta-feira, 21 de julho de 2011

A nossa sugestão para hoje na Cozinha do Tinkuy


Sopa de missô com vegetais e algas
Quinua com vegetais, estilo peruano
Feijão azuki, estufado com abóbora e algas
Couves escaldadas ao  molho de amêndoa

Mousse cacau e alfarroba (com ameixa preta e passas)

Bom apetite!

Plantação de quinoa, beleza florida!
Tradicional de Perú, Bolívia e de toda a zona dos Andes sul-americanos, este humilde e diminuto graozinho, a quinua, tem-se difundido nos últimos anos com grande rapidez, não só nos EEUU e Canadá como também Europa.  Assim como os outros cereais andinos (amaranto=Quiwicha e Canhiwa, pouco conhecido ainda) são considerados super-alimentos, devido aos seu atributos nutricionais. 

Particularmente a quinoa é considerada uma planta muito rica em diversas substãncia, incluíndo proteínas.  No Perú, a sabedoria popular a recomenda principalmente para mães gestantes e que amamentam, pois dizem tem a qualidade de fazer produzir mais leite...

Muitos são os estudos que se tem realizado sobre suas propriedades nutricionais, sem ir muito longe mencionemos o que diz a Wikipédia:  Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gr. || 68 gr de carbohidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kilocalorias. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das NN. UU. para a Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Novas pesquisas da planta mostram que a mesma tem o poder proteico do  leite materno.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinoa

Pena é ser muito cara nestas bandas, um alimento que devia estar na mesa de todos, especialmente crianças e adultos vegetarianos.

Importante uma dica que repetimos frequentemente nos cursos de cozinha cá no Tinkuy: a quinoa deve ser bem lavada antes de preparada.  Muita gente não a lava.  Atenção é preciso lavar (com ajuda de uma peneira de cabo, de rede fina,  é melhor).   Lembro a minha mãe dizer que tem que se lavar pelo menos 3 vezes antes de usar... pois senão ficava indigesta.
Pesquisando depois, descobri que efectivamente a quinoa possue um antinutriente, família das saponinas, que é responsável por um certo sabor amargo, e claro inhibe a assimilação de certos nutrientes. 

Lavar bem, esfregando com ambas as mãos, até ver sair certa espuma, é a dica!

Sem comentários:

Enviar um comentário