sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Massagem Tui Na e Seitai


SEITAI
O Seitai tem como origem o Japão e é um conjunto de técnicas subtis e precisas usadas pelos Samurai após treinos e combates.
É uma técnica manipulativa de realinhamento corporal através de movimentos fisiológicos osteo-articulares, massagem de zonas de dor e de pontos energéticos específicos (tsubos) e corrige distorções posturais e funcionais, reduz a tensão muscular e ajusta a estrutura óssea e muscular, harmonizando a energia. Trabalha o corpo como um todo estimulando a sua capacidade de auto-cura, respeitando sempre os limites do paciente. O facilitador intervém no sentido de ajudar o corpo a revitalizar-se e a tornar-se consciente dos seus bloqueios encaminhando a vitalidade para as regiões adequadas.  A energia passa assim a fluir livremente e a nutrir todas os tecidos de forma correcta conduzindo ao bem estar.
Ao colocar na posição correcta um membro ou músculo isso influencia os órgãos internos e o seu funcionamento. Qualquer patologia sentida deve-se a um desequilíbrio energético e quanto mais cedo este for detectado e corrigido, mais rápida, fácil e eficaz será a cura. Deve-se actuar preventivamente, mesmo antes de surgirem sintomas patológicos.
O Seitai é indicado para corrigir problemas e manter o funcionamento saudável de coluna, articulações, músculos e órgãos internos.
O Seitai corrige, entre outras, patologias como:
· falta de mobilidade de qualquer articulação ou membro
· dores cervicais, dorsais, lombares, pélvicas, ciática
· problemas de ombros, cotovelos, pulsos, joelhos
· síndrome de túnel cárpico, lesão por esforço repetitivo (LER)
· azia, gastrite, úlcera, hérnia do hiato, dificuldade em engolir
· cãibra, cãibra do estômago, cãibra menstrual
· perda de energia, fadiga crónica, dor de cabeça, tontura, dificuldade de concentração, stress, depressão, insónia
· dificuldade em respirar profundamente

TUI NA
A massagem Tui Na faz parte das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, uma das mais antigas formas de medicina da humanidade e é um método medicinal que usa técnicas manuais para prevenir e tratar doenças. Dispersando, tonificando e harmonizando a energia e o sangue de um meridiano, órgão ou região do corpo, desbloqueia, elimina tensões, relaxa e equilibra as energias yin e yang do corpo, restabelecendo o equilíbrio fisiológico a todos os níveis.
Activando a correcta circulação da energia e do sangue, contribui para o equilíbrio energético, estimulando a resistência às doenças e harmonizando a energia defensiva e nutritiva do corpo.
A Tui Na é uma técnica terapêutica aplicada após um diagnóstico, de modo a saber quais os desequilíbrios energéticos a corrigir, diferindo de uma massagem de relaxamento, embora produza igualmente esse efeito.
A Tui Na não é usada exclusivamente para tratar doenças, pois visa sobretudo proteger a saúde e desenvolver a harmonia do corpo para que a doença possa ser detida no seu início e idealmente antes de se manifestar.
A Tui Na:
* Dispersa, tonifica e harmoniza meridianos, órgãos ou regiões do corpo
* Actua no sistema nervoso (soluciona insónias, depressão, dores de cabeça)
* Activa a correcta circulação da energia e do sangue e restabelece o equilíbrio energético
* Estimula o sistema imunitário
* Melhora o funcionamento dos órgãos internos
* Soluciona problemas circulatórios e de hipertensão
* Traz benefícios aos tecidos cutâneos e à estrutura óssea
* Recupera as funções dos tendões, músculos e ligamentos
* Traz benefícios à saúde mental e física do indivíduo
* Actua no sistema reprodutor
* Elimina dores de uma forma geral




A minha formação académica começou com uma licenciatura em Química Industrial e foi nessa área que trabalhei durante alguns anos, percebendo o quanto melhor seria a não utilização de produtos tóxicos nas nossas vidas. Mesmo enquanto trabalhava na Química, iniciei a Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa. Entretanto estudei também Seitai, Reiki e Cura Xamânica Guarani, bem como alguns tipos de meditação. Actualmente estudo Geometria Sagrada e pratico Kenjutsu. Dedico-me à prática clínica regular há já 3 anos.
Desde que me conheço, bem pequena, me ouço dizer que quando fôr grande quero ser médica. Eram essas as brincadeiras preferidas na infância e sempre me fascinaram os assuntos relativos ao funcionamento dos seres vivos, especialmente os relativos à saúde e bem estar do Ser Humano.
A experiência com a medicina convencional em pequena, devido a problemas de saúde crónicos durante alguns anos, fizeram-me saber o seu valor e os seus efeitos. Mas sempre acreditei no poder de auto-cura e sempre estive alerta para as experiências ao nível energético que me foram sendo apresentadas ao longo da vida. Acredito também na ajuda preciosa das plantas e minerais e da Natureza em geral. 
Aos trinta e cinco anos e com uma filha de quatro, muitos conceitos estão mudados dentro de mim, incluindo o de o que é um Ser vivo.
Acredito que todos temos capacidade de nos mantermos bem e sem sofrimento mas que as doenças são um alerta para aprendizagens que devemos fazer ou ainda o resultado de algum factor externo ou interno que devemos transformar. Acredito que a saúde não é apenas a ausência de doença mas um conjunto de factores que conduzem à paz interior e à serena alegria por estar a viver esta experiência.
Sendo um assunto complexo, muito poderia divagar, mas o meu objectivo com o projecto Sopro de Brigh é que cada um descubra a sua força interior e o poder da simplicidade e da harmonia. Pretendo disponibilizar aquilo que sei e sou para ajudar nas alturas mais difíceis, ao serviço do bem estar e da paz.

Ana Henriques

Duração da consulta
60-90 minutos

Preço
45 €

Terapeuta
Ana Margarida Pereira Henriques

Onde?
Centro Tinkuy
Estrada do Rodízio nº 2, Almoçageme
2705-335 Colares - Sintra
Marcações pelos telemóveis
967941468
966624420
Rede fixa
219292506
soprodebrigh@gmail.com
soprodebrigh.blogspot.com

1 comentário: