domingo, 12 de dezembro de 2010

                                        
Amigas e Amigos do Tinkuy,
Nosso coração está cheio de gratidão.
À vida, ao caminho que nos trouxe até aqui
aos nossos ancestros
e aos nossos mestres,
a todo o que conspirou para que esta ideia surgisse em nós,
e se concretizasse.
Assim, ontem marcamos o começo das actividades do Tinkuy, espaço de encontro, descoberta e partilha, individual e colectiva.

Bem Haja, a todos os que directa ou indirectamente trabalharam para fazer possível esta actividade inaugural, e a os que nos nutriram com o seu carinho desde que aterramos nestas terras de Sintra, em especial aos amigos Cooperativa Ecológica Quinta dos 7 Nomes e aos amigos da Escola da Terra. Também, nossa gratidão à Susana Pinho do Sintra-se, e à Casa do Sol  de Porto Salvo. E àqueles que nos acompanharam nas limpezas, podas, e arrumações, em especial às amigas que colaboraram  na fase final, obrigada!

Assim, decorreu mais ou menos, esta tarde especial do sábado 11 de Dezembro:
Para começar, um novo motivo de gratidão: o solinho, que brilhou o dia todo, permitiu às crianças que foram chegando cedo fazer actividades ao ar livre, com Aninha Alpande, descobriram uma "toca" em baixo de uns arbustos e ai ouviram histórias e fizeram coisas giras com lã natural...

Em outra sala do Tinkuy, oferecíamos sessões curtas de massagem Shiatsu a quem quis experimentar... e a lista se estendeu até chegada a noite.

Entretanto, a cozinha dava os últimos toques nos petiscos vegetarianos: desde as quentinhas sopas estilo peruano até a outonal de abóbora, passando pelos patés e empadinhas a base de tofu, panados e espetos a base de seitan, saladas, oniguiris (bolinhos) de arroz integral com gomásio, batata-doce assada, até as sobremesas (bolo de maçã, bolo de alfarroba e gelatina de manga, com alga agar-agar.  Tudo feito sem produto animal algum e com muito carinho. Não faltaram o chá príncipe e café quentinhos..... em soma um buffet que encheu a barriguinha e o espírito de todos, confirmando que a abundância é uma realidade para ser criada e partilhada....

Logo a seguir abrimos a tela para espectar um documentário "O Anjo de Bogotá",  sobre uma experiência ocorrida em Latino América mas que pode ser inspiradora para qualquer lugar do mundo; ai onde um grupo  humano decida fazer algo contra a indiferença e o desrespeito pela Vida.  Neste caso, Albero Vargas, com tão só 9 anos começou a cuidar dos velhinhos do seu bairro, um dos tantos bairros degradados que circundam Bogotá.  Ele decidiu, junto de outras crianças amigas, visitar as casas destes anciãos, para lhes dar banho, comida quente, lavar e arrumar a casa, e dar-lhes miminhos.  Albero,  com essa sensibilidade especial que caracteriza aos seres de luz, cresceu, e se converteu num autêntico líder. Respondeu com criatividade ao que a realidade lhe gritava a diário: o abandono dos velhinhos, seus vizinhos.  O resultado do incansável esforço, visitando as entidades do governo e instituições privadas para solicitar apoios e donativos, foi um albergue onde várias dezenas de idosos antes abandonados a sua sorte, voltaram a ter um verdadeiro lar, a sentir-se úteis e acarinhados, a trabalhar a terra, a rir e até organizar bailes.....  Este, nosso herói, fez duma situação lastimosa uma oportunidade para crescer como ser humano, e como ele disse: o importante é fazer as coisas com coração. O exemplo do Anjo de Bogotá é mais uma luzinha que alumia estes novos tempos.

Ao final, com o vento frio a aumentar e com a lua pequenina a espreitar, fomos dizendo adeus com esperança pelo reencontro. A todos obrigada pela sua presença e entusiasmo. E aos que não conseguiram aparecer, novamente os convidamos. Venham conhecer este cantinho em Sintra.

Cá vos esperamos para lhes oferecer:  Orientação Alimentar, Massagens Shiatsu e Crânio Sacral Biodinâmica, por marcação. Também Ioga Vinyasa (terças e quintas à tarde), Chi Kung e Tai Chi (segundas e quartas à tarde).  Almoços Vegetarianos por marcação, de segunda a sexta feira,  cada dia uma ementa diferente, disponível  entre as 12:30 h e as 15 h. Aulas de Cozinha Vegetariana, aos fins de semana de manhã... e muito mais.
Informes e inscrições aos tel. 967 941 468  e  925 765 371 ou no centrotinkuy@gmail.com.
Em breve publicaremos o Programa Completo e detalhes de nossa actividade  para os próximos meses....

Ao terminar, duas palavras ressoam dentro de mim: novamente "gratidão" e também o "munay" por todo e por todos os seres...

pelo Tinkuy,

 Isaura

*munay, do Quechua Inka, pode ser traduzido como Amor

Sem comentários:

Enviar um comentário