terça-feira, 1 de outubro de 2013

Curso regular de Teatro e Dança - Aulas e Cocriação no Centro Tinkuy, pela Eclipse Arte



A Eclipse Arte, Associação Cultural

Curso "A Arte do Futuro"

Inicia em Outubro de 2013

3as e 5as feiras, a partir de Outubro, das 19h00 às 21h30
CURSO DANÇA E TEATRO AULAS E CO-CRIAÇÃO
Com Eclipse Arte - Associação Cultural

Estende-se até Julho de 2014. Suspende nas férias do natal, Páscoa.
Numa apropriação muito livre de cada participante pretendemos cocriar um espaço que possibilite um livre fluir em aprendizagem corporal sensitiva, subtilização e toque amoroso, respeitador e inspirador entre todos os seres presentes.
Da ideia inicial ao projeto final individual e coletivo, fazendo parte de um grupo propomos a partilha de sonhos, imagens, paixões, vê-los em teatro, dança-los, sonoriza-los, senti-los, integra-los num conjunto espetacular de sonhos que se criam em quatro vertentes fundamentais:

Ser em ascensão (sessão /aula das 19h00 às 20h00) - preparamos o nosso corpo físico, purificamos o emocional, simplificamos o mental, sintetizamos o causal, estimulamos o espiritual, para que o silêncio se instale e dele nasça, no espaço vazio do pavilhão magnífico do palacete da Estefânia, uma dança primordial que nos eleve até à palavra e sons inspiradores…

Cocriação do Grupo Grande (sessão /ação criativa - das 20h às 21h00) A sessão evolui nesta segunda hora para propostas de prática experimental, lúdica e vivencial da arte da performance - a performance entendida como ritual que cria pontes entre os seres participantes e com os seres que assistem à criação em tempo real. Atenção muito especial e livre respeito pela intervenção individual e pela escrita que se faz com a participação de todo(a)s. Partilha e elevação clarificadora de uma progressiva facilidade em nos expressarmos através das linguagens dos atuantes, das suas linhas corporais vibráteis no espaço físico, das suas vozes, enquanto “animais selvagens que cantam”, da utilização das vestes e dos adereços que possibilitam a ancoragem de arquétipos que estimulam a livre aspiração de cada participante.

Alimentação partilhada (sessão de partilha, das 21h00 às 21h30)  
 abrimos a possibilidade de nos alimentarmos muito delicadamente, enquanto preparamos a sala para o ato performativo/celebrativo seguinte. Oportunidade de partilharmos uma atitude transcendental com o ato de partilha de alimentação vegetariana.

Contactos para mais informações/ inscrições:
eclipse-arte.blogspot.com
www.facebook.com/eclipsecompanhiadearte
eclipsearte@gmail.com+351 96 014 01 82


Performance (apresentações artísticas /vivenciais) – Quinzenalmente a partir das 22h00Para além das iniciativas da Eclipse Companhia de Arte, serão apresentadas propostas de outros convidado (a)s e auto- proposto(a)s . Será também espaço propicio a apresentação dos parceiros nacionais e internacionais dos Encontros INNI- Terra Na Boca (Porto-Portugal), Casa Comum (Porto Alegre-Brasil), Bacantoh (Barcelona-Espanha). É também um espaço de partilha e discussão que se abre num fluir continuo e que entra noutros espaços naturais pelo fim-de-semana. Se assim se proporcionar o livre arbítrio dos participantes! A aceitação da surpresa contante que se atrai no devir do ato performativo por excelência.


Traz comida para partilha, roupa para te moveres, instrumento para tocar, material para pintares.

Vais gostar de pensar, sentir, teres a sensação e a intuição do que pode ser a força do teu teatro, enquanto lugar em que o ser se contempla, na tua dança enquanto manifestação silêncio que habita, no som, na voz assente no que gostas e no que queres e precisas de realizar!

Tudo isto faz-se com muito alegria, movimento, palavras sentidas e sensíveis, escrita, desenhos, pinturas, imagens com que vamos pôr em prazer artístico…

São sessões que podem fazer ver um potencial de arte enorme em nós! Quando disfrutamos também do prazer que pode ser fazermos um grupo em que todos somos respeitados, ouvidos e motivados, e que é dessa força que se faz a nossa performance.

Serão emitidos diplomas de formação pensada para te estimular e impulsionar.



Sem comentários:

Enviar um comentário