quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Declaração sobre a Liberdade das Sementes - da Dra. Vandana Shiva

Declaração sobre a Liberdade das Sementes - da Dra. Vandana Shiva

1. A semente é fonte de vida, é a urgência da vida de dar expressão a si mesma, de renovar-se, de multiplicar-se, de desenvolver-se de forma perpétua em liberdade.


2. A semente é a materialização da diversidade bio cultural. Contém milhões de anos de um passado de evolução biológica e de cultura e o potencial para milénios de evolução no futuro.


3. A Liberdade das Sementes é o direito que toda e qualquer forma adquire desde nascença e é a base da protecção da biodiversidade.


4. A Liberdade das Sementes é o direito que qualquer agricultor e produtor alimentar adquire desde nascença. O direito dos agricultores de guardar, trocar, desenvolver, cultivar, vender as sementes é o âmago da Liberdade das Sementes. Quando esta liberdade lhes é retirada os agricultores ficam encurralados pela dívida e em casos extremos suicidam-se.


5. A Liberdade das Sementes é a base da Liberdade Alimentar, uma vez que a semente é o primeiro elo na cadeia alimentar.


6. A Liberdade das Sementes é ameaçada pelas patentes sobre sementes, que criam um monopólio de sementes e determinam a ilegalidade da conservação e troca de sementes pelos agricultores. As patentes sobre sementes não se justificam nem em termos éticos nem em termos ecológicos uma vez que as patentes são direitos exclusivos concedidos sobre uma invenção. As sementes não são uma invenção. A vida não é uma invenção.


7. A Liberdade das Sementes de diferentes culturas é ameaçada pela Biopirataria e pela patente de conhecimento e biodiversidade indígenas. A Biopirataria não é uma inovação – é um furto.


8. A Liberdade das Sementes é ameaçada por sementes geneticamente modificadas, que estão a contaminar as nossas quintas, excluído assim a opção por alimentos não geneticamente modificados para todos. A Liberdade das Sementes dos agricultores é ameaçada quando, depois de contaminarem as nossas culturas, as multinacionais processam os agricultores por “roubar a sua propriedade”.


9. A Liberdade das Sementes é ameaçada pela transformação deliberada da semente de recurso renovável auto gerado em produto não renovável patenteado. Os casos mais extremos de sementes não renováveis são aquelas desenvolvidas através da “Tecnologia Exterminadora” que foi desenvolvida com a finalidade de criar sementes estéreis.


10. Comprometemo-nos a defender a Liberdade das Sementes enquanto liberdade de evolução das diversas espécies; enquanto liberdade das comunidades humanas de reclamar as sementes de fonte livre como comuns.


Para este efeito, guardaremos sementes.

Criaremos bancos de sementes comunitárias e bibliotecas de sementes.

Não reconheceremos qualquer lei que de forma ilegítima faça das sementes a propriedade privada das empresas.

Iremos parar a patente de sementes.










Exemplos de Acção no âmbito das Duas Semanas de Acção para a Liberdade das Sementes





Por favor registe-se em: http://seedfreedom.in/events/community/add e preste informação acerca dos eventos e acções que está a planear desenvolver durante o Calendário das Duas Semanas de Acção:http://seedfreedom.in/events/category/fortnight-of-action/





• Junte-se ao Movimento Global para a Liberdade das Sementes – assine a Declaração sobre a Liberdade das Sementes: http://seedfreedom.in/declaration/ (Inglês – brevemente também noutras línguas)






• Convide outros também a assinar a Declaração






• Comece a manter um banco de sementes – guarde as suas próprias sementes não-GM/patenteadas:http://seedfreedom.in/act/seedbank/






• Organize trocas locais de Sementes não-GM/patenteadas






• Organize um evento de ‘Seed Bombing’ – Google!






• Torne-se um defensor de sementes: http://seedfreedom.in/act/become-a-seed-defender/






• Declare a sua casa, instituição, vila ou concelho, uma Zona de Liberdade das Sementes que não reconhece a patente de sementes: http://seedfreedom.in/wp-content/uploads/2012/06/Seed-Kit.pdf






• Organize uma sessão de visão do filme Sementes de Liberdade: http://vimeo.com/49222539 (Portugues).






• Dê início ou junte-se a uma iniciativa de Agricultura Apoiada pela Comunidade (AAC)






• Comprometa-se a comprar alimentos frescos, produzidos localmente, orgânicos, não-GM/tratados de mercados de agricultores






• Comprometa-se a cultivar os seus próprios alimentos orgânicos não-GM/patenteados e encoraje outros a fazer o mesmo






• Organize um jantar, almoçou ou piquenique com a sua família, amigos, comunidade ou instituição com ingredientes de agricultores que guardam e utilizam sementes orgânicas (não-GM/patenteadas) sensibilizando e promovendo a compreensão da relação entre semente, alimento e saúde.






• Organize um workshop/conferência, rally, marcha ou encontro em escritórios de multinacionais de sementes, agencias de patentes e autarquias locais, como acção de sensibilização para a relação entre Liberdade das Sementes e liberdade alimentar






• Escreva cartas e submeta petições junto de instituições locais, comunidades locais e municípios para que tomem consciência da importância da Liberdade das Sementes para o futuro das respectivas populações e do seu ambiente. Obtenha o seu apoio para declarar "Zonas de Liberdade das Sementes".






• Envie uma petição para a sua assembleia legislativa regional ou nacional visando a revogação de legislação que viola a Liberdade das Sementes






• Escreva para as Agências de Patentes insistindo para que parem de conceder patentes sobre sementes.






• Escreva para a WTO insistindo na conclusão da revisão obrigatória do Artigo 27.3b do TRIPS que impõe patentes sobre formas de vida. Peça-lhes que revoguem Direitos de Propriedade Intelectual sobre sementes.






• Escreva ao Presidente Obama insistindo para que pare de utilizar a Casa Branca para intimidar países por conta da Monsanto, destruindo a respectiva soberania das sementes através de GMOs e patentes.






• Contribua com a sua arte e a sua voz – publique fotografias, vídeos, obras de arte, artigos e blogues relacionados com sementes na página do Facebook da Liberdade das Sementes:https://www.facebook.com/savetheseed


Translation provided by: Virginia Castelbranco, Instituto Cultural Krishnamurti (volunteer)










Tomado de :

http://seedfreedomfortnight.blogspot.it/2012/09/portuguese.html





Sem comentários:

Enviar um comentário