sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Celebramos um ano de existência, programa do sábado 10 detalhado










 Tem passado 13 luas e o nos sentimos gratos... obrigada a todos os que vão fazendo parte deste projecto colectivo!

Quando ousamos abrir este espaço, faz um ano, pensávamos nestes termos:

Tinkuy.... Palavra de origem inka, que significa encontro,
ponto de fusão e de transformação, de harmonização dos opostos....
espaço de encontro individual, de auto-descoberta
e de auto-transformação, de partilha e construção do Colectivo...(arquivo)

E após um ano reafirmamos estas palavras. E cá estamos, com gratidão ao Universo por permitir fazer cada vez mais real este sonho, e todos aqueles que de uma ou outra maneira se envolvem nele.
As perspectivas são fluir com a vida: sempre em transformação e por tanto com esperança. Neste ano aprendemos muito com todos vocês. Algumas coisas correram melhor, outras menos bem, e outras aguardarão melhores condições para ser realizadas. Novas perspectivas se desenham agora que a semente de uma Associação está a ser lançada.

Na nossa caminhada fomos encontrando alguns pontos em comum, ou estrelas-guia:

o ENCONTRO, encontrar-nos.
Nos tempos que correm é urgente aprender a viver em grupo, re-aprender a pensar e fazer coisas em conjunto. Criar pontes, formas de partilha e de entre ajuda que desenvolvem um forte Espírito Comunitário,

a ECOLOGIA , Interna e Externa.
Pois, tão importante é cuidar/curar o planeta e os seres que nele habitamos, como ter auto-responsabilização por cada um de nossos actos... desde o que escolhemos para comer ou pensar diariamente. 



a ESPIRITUALIDADE, Crescer em espiral.
Ou a procura individual e conjunta para transcender e dar um sentido MAIOR às nossas vidas. Espiritualidade como a procura de formas de crescimento humano integral, em todas suas dimensões, buscando a união entre o céu e a terra, entre o masculino e o feminino, entre o novo e o tradicional, quotidianamente, e a cada momento.


a EDUCAÇÃO,
Vista para além do ensino formal-escolar, queremos encontrar um novo sentido a esta palavra: de que maneira os seres humanos vamos aprendendo a ser humanos?, Como vamos transmitindo ideias, conhecimentos e valores significativos às novas gerações? como aprendemos não só a sobreviver, senão a ser criadores e felizes?


Este é um processo de aprendizagem/ensino permanente, de cada um e do grupo... ficam muitos assuntos para mastigar e re-pensar, felizmente.
Por exemplo: como nos relacionamos com a natureza, Mãe, e com os os outros seres vivos, nossos irmãos. E isto tem a ver com várias questões chaves: o  exercício do poder, as formas de propriedade e  tomada de decisões, formas de liderança e de trabalho, e tantos outros...   O debate continua aberto.











Vem celebrar.





Vem partilhar connosco um dia em pleno.

Durante a manhã, várias opções de participação, A PARTIR DAS 10H:

10h a 13h
TERAPIAS HOLISTICAS
Palestra de Hipnoterapia  com Lourdes Duarte. 
Sessões demonstrativas  com marcação prévia. Shiatsu, Tui-Na, Massagem com óleo (shirodara), Ayuryoga, Massagens com pedras quentes. Vem experimentar!

10h a 13h
AJUDADA
Convidamos a todos a passar uma manhã de trabalho colectivo e de partilha:
Inscreve-te num destes 3 grupos:

*"FAZER UM COMPOSTOR" com Joakim Manik, de maneira prática aprenderemos como construir um compostor em casa.

  *"ORGANIZAR A BIBLIOTECA COLECTIVA do Centro Tinkuy",  com Sofia Sol e Martinha Carvalho.  Para quem queira colaborar com a classificação e arrumação dos livros que já vão sendo muitos, fruto de várias doações.




  *"COZINHA BIO-VEGETARIANA" com a participação especial de vários amigos e amigas "artistas cozinhadores", prepararemos grupalmente um almoço delicioso, se quiseres traz algo para partilhar: algum vegetal da tua horta, uma receita.... ou só teu avental e boa disposição!
13h ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO - Tipo pic-nic. Aberto a todos! Traz algo para partilhar.



15h A16H  ARRUMAÇÃO COLECTIVA


DE TARDE: 
Várias maneiras de continuar celebrando:

16h a 19h ACTIVIDADES COM AS CRIANÇAS, jogos cooperativos, caça ao tesouro, e brincadeiras. Ingresso livre.

17h AULA ABERTA DE YOGA ASHTANGA, vem a experimentar! visite

18h a 19h DANÇAS TRADICIONAIS, com a participação especial de Howard. Vem dançar em roda: Ingresso: por donativo, em dinheiro ou com um bem alimentar, que reverterá totalmente para o Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA).

(Se quiserem saber mais acerca de este trabalho visitem: http://www.casa-apoioaosemabrigo.org/acasa.html)


19h Ofereceremos UMA SOPINHA QUENTE e pão integral, e os petiscos que queiram trazer para partilhar.  Ao finalizar novamente Arrumação colectiva.


20H Ama a Fiandeira, conta e encanta com histórias para todos. Traz vontade de ouvir.  Ver: Ana Alpande http://amahistorias.blogspot.com/ Facebook Ama a Fiandeira  
20h30 Projecção do documentário "O Anjo de Medellin" - Breves palavras dos anfitriões.


21h Participação de Kula, com um Círculo de Percussão aberto a todos, ingresso por colaboração voluntária.   Conheça mais sobre Kula es seu projecto Ritmundo, aqui.




Terminamos com uma Fogueira se o clima assim o permitir... Será o momento de partilhar, música, poesia, canto, abraços, etc.



E para quem conseguir ficar até a meia noite, cantamos os parabéns e fechamos com uma mini-ceia....


Todos são bem-vindos!

AGRADECEMOS A DIVULGAÇÃO DE ESTE EVENTO



Mais informações e inscrições:
centrotinkuy@gmail.com
t. 21 92 92 506
tm. 967941468
http://centrotinkuy.blogspot.com/


Obrigada por vossa presença e companhia durante este ano!






1 comentário:

  1. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderEliminar