sábado, 29 de janeiro de 2011

Quando o frio aperta....

Com a chegada do Inverno a natureza se retira, se cala, se recolhe às raízes, preparando-se para a Primavera... De acordo com o sistema chinês dos Cinco Elementos, o Inverno é a estação na que domina o elemento água.  Então a bexiga e os rins "que lidam com a água de nosso corpo" serão os órgãos mais sensíveis e activos.
Nesta altura convém manter o nosso corpo activo para conserva-nos quente,  mas equilibrando com o descanso e sono suficientes.  Este é o tempo para olhar mais dentro de nós, buscando a recuperação, a interiorização e a reflexão.
Atendendo a estes sinais nossa dieta invernal será calórica e substanciosa. Assim, os cereais integrais cozidos são uma base excelente (arroz integral, millet, trigo sarraceno, aveia, quinoa, amaranto, etc.) e consumidos acompanhados com leguminosas em moderada quantidade nos aportarão proteínas completas.  Entre as leguminosas estão os feijões azuki, especialmente indicados para problemas renais, lentilhas castanhas, verdes ou vermelhas, feijão moonge, grão de bico, principalmente. O aporte proteico da soja em forma de tofu, missô e shoyu serão infaltáveis, assim como o do seitan (proteina do trigo) em quantidade moderada.
Diversos vegetais serão os mais indicados para o consumo diário, cozidos, assados ou salteados ou em forma de sopas quentinhas.  Priorizando as raízes pois é aqui que nesta estação se concentra a energia da natureza, as cebolas, cebolinho, alho francês, cenoura, nabo, bardana, raiz de lotuz, etc.
Acompanhamos com outros vegetais priorizamos os de folha verde, de imensa variedade em Portugal.  Não faltarão os germinados, as algas (nori, dulse, kelp, hijiki, wakame, kombu, etc.) e os condimentos naturais (sal marinho integral, shoyu, missô, orégãos, gengibre, louro, tomilho, hortelã, etc.).
Não sendo tempo de muita fruta ésta constituirá só uma pequena parte na dieta invernal.  As gorduras de origem vegetal serão importantes, priorizando o azeite e óleos não refinados,  oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), frutos secos (passas, ameixas, alperces, etc.) e sementes (sêsamo, girassol, abóbora, linhaça, etc.).
As pastas de sêsamo, amêndoa e amendoim são uma boa opção.  E de quando em quando uma fritura ou um vegetal salteado é aconselhada no tempo frio.
Não esquecer que o exercício físico moderado e adaptado a nossa idade é parte fundamental de nossa alimentação global.  Particularmente no inverno convèm excercitar a nossa respiração.  É um bom hábito ao levantar e antes de ir dormir fazer respiraçõsa profundas, revitalizando assim o nosso ser.  Melhor ainda se podemos fazer isto perto de árvores e plantas.  Este alimento subtil (prana ou energia vital - ki ou chi) que respiramos está sempre disponível e  é de graça!
Finalmente queremos incluir o tema do Jejum.  Não é comum nestes dias nem na nossa cultura, mas é uma práctica muito antiga e que encerra muita sabedoria.  Fica aqui a sugestão para este tempo de Inverno, experimentar e começar por pequenos jejuns, só uma manhã por exemplo.  Ou um dia domingo em que ficamos em casa, ou podemos ir dar paseios leves junto da natureza.  Co auxílio de chás desintoxicantes e purificantes (dente de leão, pau de arco, carquja, etc.) e remineralizantes (cavalinha, urtiga, raiz de bardana, raiz de consolda) e alcalinizante (chá de "3 anos" ou ban-chá, umas gotas de limão em meio copo de água morna em jejum, etc).  Assim, podemos ajudar o nosso corpo a limpar-se e a descansar a níveis mais profundos.


Com Gosto!  
Isaura Zegarra da Silva,  

Inverno 2011, em Sintra

(Enxerto do texto elaborado para ser utilizado nas Aulas do Curso de Cozinha Vegetariana: A caminho de uma Alimentação Integral e Consciente a decorrer actualmente)

Sem comentários:

Enviar um comentário