terça-feira, 19 de julho de 2011

A sugestão para hoje na Cozinha do Tinkuy, com receita



Para estes dias frios cá em Sintra, sugerimos para nos aquecer:

Sopa de Missô com algas e abóbora hokaido
Risotto de arroz integral e feijão azuki
Tofu panado com alga nori
Acelgas e folhas de rabanete escaldadas no molho de tahine

Mousse de maçã e amêndoa

Bom Apetite!



Sopa de Missô

(Para  2 pessoas)

Uma das mais fáceis, leves e revitalizadoras sopas ao alcance da mão. O missô é uma das formas mais adequadas e saudável de consumir a Soja, devido aos seus fermentos vivos e enzimas, constitui uma maneira de fortalecer a nossa digestão e, segundo pesquisas, ajudar o processo de desintoxicação e limpeza, inclusivé de metais pesados e radioactividade.
No mercado encontramos mais comummente as variedades de missô de arroz e cevada, por regra geral quanto mais escuro tende a ser mais salgado, existindo também o missô branco, muito especial pelo seu sabor mais adocicado.
Não há nada melhor que começar o dia com uma tigela fumegante de sopa de missô, como é costume em boa parte da população japonessa


Pasta de missô


Sopa de Missô super simples

4 copos de caldo de alga kombu (ou simplesmente 4 copos de água)
1 copo de tofu, cortado em pequenos quadrados
4 colheres (sopa)  de pasta de missô da sua preferência
3 cebolas pequenas cortada em gomos (juliana)

cebolinho, salsa, coentro, etc. para servir

Refogar levemente a cebola, por exemplo em óleo de sésamo tostado ou simplesmente num fio de azeite, até sair o cheiro forte e ficar transparente, mexendo de vez em quando.  Se preferir pode refogar com um pouquinho de água.
Adicionar o caldo de alga (ou  água) e deixar levantar fervura, acrescentar os cubos de tofu, deixar levantar fervura de novo.
Aparte diluir numa tigela com um pouco do caldo fervente, as 4 colheres de missô.
Incorporar o missô diluido na panela desligando imediatamente o lume, porque (e é aqui a recomendação mais importante) não deve de ferver, pois desta maneira estariamos matando as enzimas nele presentes.

Servir com cebolinho e/ou salsa picadas finamente, e também umas gotas de gengibre fresco,  ralado e espremido.

A partir desta receita básica pode criar cada dia sua sopa de missô ao gosto, incluindo vegetais variados, algas diferentes, massa, cogumelos, etc. etc.  E claro sabe melhor e faz bem quando os vegetais são biológicos!

Sem comentários:

Enviar um comentário