quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Caros amigos,
Como sabem o trabalho da COZINHA do TINKUY continua, com Aulas Privadas de Cozinha assim como com Refeições Bio-vegana a pedido, de terça a sábado.

Assim, a qualidade e o sabor se mantém, embora o novo formato :)

Continuamos a atender pedidos de refeições caseiras bio-veganas para levar (Take-away).  Como funciona isto ?
~Atendemos de terça a sábado.´

~Agradecemos encomendar com 1 dia de antecedência, pelo menos.
~Com muito gosto vos aguardamos no habitual 967941468.
~Este contacto prévio é muito importante para nós.  Tanto para organizar compras, timing e logistica, assim como para conversar sobre a Ementa do Dia. Desta forma,  poderemos responder dúvidas, atender alguma de vossas necessidades especiais, por exemplo, podem solicitar que a ementa seja "zero gluten", ou adaptada a crianças pequenas, retirar algum alergeno ou o picante, etc.
~Será melhor trazer recipientes para levar a comida.  No entanto podemos fornecer as nossas caixas para tal fim, deixando um depósito de 2,50 €  por caixa.
 

Onde estamos?
Continuamos em Sintra, ainda na zona de Colares.

Que caracteriza a nossa comida?
E só para re-lembrar a comida que preparamos é 100% de origem vegetal, orgânica inspirada em várias cozinhas do mundo. Com base nos critérios que aprendemos na Macrobiótica.


Tanto quanto possível os ingredientes que usamos são locais, de comércio e de productores desta zona.  Temos, por norma, utilizar o que a Terra nos oferece a cada estação do ano. Para isso contamos com uma pequena horta no terreno que o senhor Manel, ex-vizinho, nos permite continuar a usar :) ; quando não é assim recorremos à producção de agricultores orgânicos amigos.
Temos o gosto de produzir caseiramente o pão (só farinha de espelta e de longa fermentação), o kombucha, os pickles e outras iguarias (germinados, empadas, muffins, bolos, bolachas, etc.).  Evitamos usar congelados e não temos micro-ondas.  Estamos sempre de olho e bem atentos para não incluir alimentos genéticamene modificados ou ingredientes que os contenham.


O que nos move?
O nosso intuito continua a ser, e com mais força, contribuir para uma alimentação integral, consciente e compassiva.  Que nos beneficie integralmente,  como unidade indivisível que somos -corpo-mente-emoções-espirito, e que favoreça a vida do Planeta Terra e a dos seus habitantes.  Queremos traduzir assim no quotidiano e de maneira bem concreta o amor e respeito que sentimos  pela mãe terra.


Tempos de Desafios

Nunca antes como agora, fez tanto sentido ter um olhar atento e consciente sobre o que chega aos nossos pratos diariamente: saber como foi cultivado, qual a sua procedência?, quem produziu ou como foi produzido? Qual o efecto que teve nos solos, água, animais, florestas ?  E em base a esta informação decidir, agir em conformidade. 

Pois é, são tempos de desafios e cada um  pode contribuir muito -embora a complexidade do actual cenário- começando pela mudança individual.  Espalhando sua luz, influenciar, motivar, estimular a quem se encontra ao nosso redor.

No caso da alimentação, nós temos a arma mais efectiva que existe: o nosso poder de escolha diária. Se temos a graça de poder comer 2 o 3 refeições por dia, estas significam 2 ou 3 oportunidades para influenciar seja nas tendências do mercado, nas políticas e nas decisões do que se produz e como se produz. 
Recuperar este poder consciente de "votar" pela vida, pela saúde do TODO.

E para terminar, basta dizer que entrar na cozinha diariamente  para nós, é mais que um serviço, uma forma de meditar e de estar plenamente presente e conectada.  Por isso e por tudo, manifesto mais uma vez a minha gratidão <3

Isaura Candelaria










Sem comentários:

Enviar um comentário