quarta-feira, 2 de julho de 2014

E o Centro Tinkuy cresce e floresce....



Com a chegada do verão tudo parece ganhar mais vida... no Centro Tinkuy, não só vemos mais vida na Horta e jardins, mas também em novos espaços que surgiram graças ao aporte de colaboradores e amigos.  Vemos também florescer mais um pouco este experimento comunitário.

Duas casas de banho secas (wcc, wc compostáveis), um Yurte para exibição e actualmente utilizado como sala de Meditação, um espaço mais para eventos (O Salão dos Anjos-que no futuro próximo - desde Setembro, será sede da "Escolinha de Saberes Partilhados" para pais e filhos até os 6 anos, um mini-parque de campismo com duche aquecido por energia solar, uma mini-central de bio-gás, em preparação ...

Tudo em tempo recorde, em sua maioria feito com materiais recicláveis, e concretizado graças a donativos e/ou trabalho voluntário, principalmente.  Só nos resta dizer gratidão à mãe terra pela sua generosidade e abundância, e a todos os que apostam e confiam neste singelo projecto, de comunidade viva.

O objectivo amplo que nos anima é ser cada vez mais um núcleo de pessoas, agentes de transformação neste mundo em transição.
Ante-vemos que uma NOVA TERRA já existe, e está entre nós. Há é, que trazé-la à realidade cada dia, ainda com mais entusiasmo.


E  mesmo com diversas idades, experiências e procedências, queremos construir um eixo comum, tal vez uma espiritualidade enraizada em duas bases:
* viver a sustentabilidade no exemplo quotidiano e 
*construir um colectivo -  rede de partilha, de saberes, de sentimentos, de sonhos ...

Cada paso que damos nos permite confirmar que a grande transformação no mundo será viável e duradoura só se acontece desde dentro para afora (cada um descobrindo a sua maestria interior, em primeiro lugar) e desde abaixo para cima, construindo desde a raiz, a sociedade diferente com a qual sonhamos, onde a democracia e abundância vão em aumento directamente proporcional à responsabilidade que assumimos para com as nossas vidas, e a VIDA dos que nos rodeiam.

O caminho é longo, não nos eludimos, estamos simplesmente no início desta mega viagem,

e, o único que realmente temos entre as mãos é o INSTANTE PRESENTE:
de resto estamos a  re-aprender a ser humanos, a confiar em quem está ao nosso lado, a trazer a cura para nós e para o planeta, a aprender a crescer com os obstáculos e dificuldades,  a servirmos de espelho, a  lembrar como podemos viver em harmonia connosco e com o outro,  para além das diferenças e julgamentos, ...
e viver cada qual com mais veracidade e profundidade na sua identidade como  homem,  como mulher, como criança, como senior, como animal, como pedra ou como planta....


Experimentar que a vida é uma dança e está tudo interligado, é ai o belo desafio que se desenha no horizonte....


GRACIAS A LA VIDA!


Jallallay!  urpillay sonqollay!


<3 






Isaura Candelária


Primeiro dia de Julho, 2014

1 comentário: