quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Entrevista a Madalena Varela, formadora de Yoga Livre no Centro Tinkuy






ENTREVISTA A MADALENA VARELA







 Olá Madalena, fala-nos um pouco do teu percurso profissional. 


Tudo começou no ano 2000. Eu costumo dizer “Foi o yoga que me descobriu” porque estava num contexto aparentemente diferente, quando alguém surgiu perto de mim e perguntou se queria fazer uma aula. Foi mágico e sinto que depois desse momento iniciei um outro ciclo na minha Vida. Foi o plantar de uma semente que tem vindo a crescer dentro de mim.

Olhando para essa época vejo o que se chama “de espelhar” pois foi uma total identificação.

Quando cheguei a Portugal, fui procurar mais, o que encontrei foi a oportunidade de começar a auto-descobrir-me a partir do yoga numa escola,  numa altura onde não havia tanta oferta como hoje.

Em simultâneo fiz outras formações relacionadas e mais especificas de terapia e de energia.

Ao longo desde percurso entre 12 a 13 anos, o que observo é que estive a curar-me.

Apesar de yoga não ter uma vertente específica de cura, na minha experiência vejo que cura é muito mais abrangente do que se possa sentir ou pensar. E nas minhas aulas, sinto que trago esta energia à prática.  De proporcionar a quem o sentir a energia de cura. Afinal será que a vida não é mais do que uma oportunidade de nos curarmos aqui e agora? 







Como é que surgiu a vontade de ensinar?


A vontade de ensinar surgiu duma vontade de ir mais fundo, de aprofundar o yoga em mim, dado que as aulas regulares que recebia na altura deixaram de ser suficientes. Começaram a chegar questões e também porque me apaixonei pelo ritual da aula, como se fosse uma dança, entre mim e entre o grupo.





 
Para ti, o que é o Yoga? E o que é o Yoga Livre?


Neste momento yoga para mim é como estar em casa, é o meu templo sagrado. Sou eu.

É uma prática regular, que não se aplica só a uma sala de aula, mas também diária, momento a momento. No entanto continua a ser uma redescoberta de mim mesma.

Ao utilizar técnicas milenares, sinto uma constante abertura e pré-disposição à Vida num espaço interno sagrado. Que me conduz a um estado mais elevado de consciência.

No sentido mais comum, através da prática regular tenho a possibilidade de me conectar com o todo, tendo a experiência de união nas mais variadas formas e não formas

Yoga livre vem numa sequência de várias experiências de vários métodos que me trouxe a clareza ou a visão de que tudo é o mesmo, proporcionando-me uma maior flexibilidade ao trabalhar com esta energia


      O que acontece numa aula de yoga livre?


Da minha parte o que acontece é o unir de um grupo de pessoas onde a simplicidade é a base, a espontaneidade a minha inspiração para trabalhar no grupo através de técnicas, através de exercícios para meditação, de pránáyáma (expansão da bio-energia através de exercícios respiratórios),  asana (posturas físicas), yoganidra (relaxamento profundo) e mantra, (instrumento para a mente).

Os benefícios que advêm destas técnicas milenares são do conhecimento geral. Por exemplo pessoas com insónia, podem ganhar um sono mais profundo; para dores nas costas, exercícios de alongamento específicos podem aliviar; trazer consciência à respiração, reduzir o stress e ansiedade e tantos outros desafios que o dia-a-dia nos trás.

Mas a melhor resposta poderá ser dada por quem experiência a prática comigo.



Mas a melhor resposta poderá ser dada por quem experiência.

         
      Porquê esta proposta?

Porque é uma forma de trazer ao mundo aquilo que eu quero partilhar e que eu sinto que é a minha missão.

Gratos Madalena!
:D

Sem comentários:

Enviar um comentário