terça-feira, 9 de abril de 2013

A Primavera na cozinha!


Mesmo com dias molhados e de tímido sol, a Primavera está connosco. E por isto já começamos a fazer mudanças no nosso dia a dia, e em especial na maneira de preparar e seleccionar o nosso alimento.


Tempo de limpezas em casa e dentro de nós, de tirar tudo o que esteve guardado durante o inverno para agora apanhar luz e sol.... tempo de deitar fora (ou de dar um novo fim) a o que já não nos serve.  Tempo também de re-visar os nosso caminhar para tomar decisões e projectar um verão de mais acção....
Como dizem os sábios critérios da Medicina do Oriente, é o fígado (e complementarmente a vesícula) que ficam mais activos nesta estação, e por isso faz muito sentido ajudar este órgão na sua tarefa importantíssima de limpar e filtrar. Que tal um dia de "limpeza"  só com cházinhos de ervas ou líquidos (por exemplo limão, cavalinha, boldo, tanchagem, hipericão)?





Tanta folha verde por ai que até da gosto ver, nabiças a cheirar ainda terra, grelinhos de todo tipo, couves para todos os gostos, tantos agriões (após tanta chuva).... as favas já a encher... as cenouras a engordar...  O "pesto" de folhas de urtiga (colhidas sustendo a respiração e escaldadas em segundos) combinadas com qualquer outra folha da horta, está quase a diário na mesa...

Apetecem mais saladas, cozidos leves, dizemos adeus aos fritos, nos alegramos com cebolas e alhos franceses recém apanhados (Ah! e, uma sopa  de missô fica mais feliz com uma rama de cebola cortadinha bem fino a acompanhar).
Temperamos mais com limão e menos com o gengibre, escolhemos mais vezes a cevada e o millet, ou o carolo de milho, de amarelo vivo a combinar tão bem com o verde!
Preparamos com menos frequência a aveia e o trigo sarraceno (mais "invernais") e passamos a dialogar mais com a cevada e o arroz integral agulha.

E com parcimónia, incluímos também proteína vegetal, presente não só no tofu,seitan e leguminosas, senão em prácticamente em todos os alimentos, sementes, grãos, folhas, brotos, algas, etc. etc. 

As frutas que usamos vão sendo cada vez mais frescas e menos desidratadas... os morangos vão aparecendo nas hortas! Vontade de fazer novas versões de kantens ("gelatinas" das algas agar-agar).

Em  fim.... tanta variedade e tanta vida que vem até nós !Tal vez tentar preparar tudo da melhor forma e com carinho, seja a maneira de traduzir tamanho agradecimento que sentimos!






Com um abraço verde!

Isaura


Sem comentários:

Enviar um comentário