quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTREVISTA A MAÍRA SANTOS Professora do Curso de Dança Contemporânea

ENTREVISTA A MAÍRA SANTOS
Professora do Curso de Dança Contemporânea - Iniciação



1- O que é a Dança Contemporânea?

A dança contemporânea, de modo geral, não possui uma técnica única estabelecida, e o corpo é construído na maioria das vezes com base em métodos desenvolvidos, a partir, da dança moderna e pós-moderna ou de técnicas somáticas que acabam por englobar uma diversidade de conhecimentos onde os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual se misturam com ênfases diferentes. Assim, trazem o trabalho da conscientização corporal e do movimento.



Na dança contemporânea o corpo em movimento estabelece sua própria dramaturgia, musicalidade e história, criando outro tipo de vocabulário e sintaxe.
Historicamente a dança contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir desenvolvendo uma linguagem própria. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.

2- A quem se destina este curso de iniciação? Qual é a exigência do curso?

Este trabalho é direcionado para pessoas que buscam aprofundar o entendimento de seu próprio corpo e o reconhecimento de sua potencialidade expressiva, criativa e poética. É um curso em que não é necessário experiência prévia. É muito importante que os meninos sejam estimulados a participarem também, a dança contemporânea ou a dança em geral, não deve ser destinada apenas às meninas. Há ainda muito preconceito sobre isso.


3- Pode ser uma atividade perigosa para as crianças?
Como qualquer outra prática corporal o facilitador/professor deve ter atenção e responsabilidade com cada corpo presente o que significa respeitar os limites do aluno, seu processo individual e sua constituição física. O professor deve também conduzir um bom aquecimento de modo que progressivamente o aluno possa, por exemplo, chegar ao final da aula podendo saltar e correr sem se lesionarComo qualquer outra prática corporal o facilitador/professor deve ter atenção e responsabilidade com cada corpo presente o que significa respeitar os limites do aluno, seu processo individual e sua constituição física. O professor deve também conduzir um bom aquecimento de modo que progressivamente o aluno possa, por exemplo, chegar ao final da aula podendo saltar e correr sem se lesionar. 



4- Quais os seus benefícios desta prática relativamente a outras?




A dança contemporânea pode ser uma ferramenta importante para a manutenção de uma vida saudável e consequentemente de melhor qualidade, pois proporciona um bom condicionamento físico, auxiliando no desenvolvimento das capacidades físicas. Traz benefícios a nível cardiovascular, além de possibilitar maior flexibilidade e coordenação, sem contar com os benefícios psicológicos, já que é uma atividade muito prazerosa, que pode incentivar inclusive os indivíduos mais sedentários.

A dança pode, então, se tornar um exercício físico benéfico à saúde e qualidade de vida de seus praticantes, uma vez que a formação corporal a qual integra os seus fundamentos técnicos envolve a força, potência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade, resistência muscular e cardiovascular, dentre outros e, se trabalhados de forma adequada, possibilitarão resultados cada vez mais eficientes.

Expressar os próprios sentimentos na dança também é uma característica marcante.


A dança é uma atividade física que proporciona ganhos em todos os aspectos do indivíduo como: melhora a auto-estima, minimiza a depressão, possibilita a disciplina, recupera a confiança reduzindo a tensão e o stress, contribui também para uma melhor socialização.

É importante que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer e praticar a dança, passando a incorporá-la como atividade física regular para a melhora da qualidade de vida, e conseqüentemente, da boa saúde.


A dança contemporânea nos propõe uma investigação de nós mesmos através do corpo, nos convida a procurar cada detalhe para descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos.

5- O curso poderá ser uma prática contínua ou é uma atividade limitada no tempo?


O curso é uma prática contínua. A dança contemporânea permite que o praticante possa se expressar com o corpo que tem, sem se preocupar com o limite de idade. A dança, portanto, assim como a pintura ou outra expressão artística não deve ser limitada pela idade, deficiência ou qualquer hierarquia. É uma linguagem e forma de conhecimento, deste modo, há sempre o que pesquisar e descobrir como toda e qualquer prática artistica ou corporal.










Sem comentários:

Enviar um comentário