terça-feira, 25 de setembro de 2012

Degustação de Cozinhas do Mundo: uma versão vegetariana

Amigas e amigos,

Uma 6a feira por mês, reuniremos-nos para celebrar diferentes culturas, partilhar saberes e sabores.

A nossa viagem gastronómica incluirá, entre outros, Perú, Índia, México, Itália, Tailândia, Roménia, etc.
Começamos com o Perú, no próximo, dia Sábado 13 de Outubro, a partir das 19h00. Será um encontro para falar, degustar, ouvir música e porque não, dançar? Com uma das tradições culturais mais ricas da América Latina. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Peru)


A seguir, alguns pratos que sairão da Cozinha do Tinkuy para serem degustados por vocês...



Como Entrada um fresquinho e leve "Soltero" de tofu defumado


A outra Entrada: Papa a la Huancaína, mmm cremosa e picante, a base de batata com um creme onde se fundem ají, e outros segredos... antigamente feito em almofariz de pedra (Batán) hoje no liquidificador, mas sempre deliciosa.


Para aquecer a alma nesta noite de Outono, uma Sopa de Quinua?  (Quinoa em português)

Arroz  de coentros e tofu,  versão vegan deste tradicional petisco onde arroz, coentros e  ervilhas fazem uma bela combinação....
Anticuchos de seitan (espetadas grelhadas no carvão)



E como fim de festa gatronómica, uma das sobremesas  Semi-frio de Lúcuma, fruta nativa de sabor e textura incomparáveis



SOBRE  A CULINÁRIA PERUANA
A gastronomia peruana é uma das mais diversas do mundo, como o demonstra o fato que é o país com o maior número de pratos típicos do mundo, totalizando 491. 

 A Cozinha peruana resulta da fusão inicial da tradição culinária do Antigo Perú -com suas próprias técnicas e petiscos- com a cozinha espanhola na sua variantes mais fortemente influenciada por 762 anos de presença moura na Península Ibêrica e com o importante aporte dos costumes culinários trazidos da costa atlântica da África Sudsahariana pelos escravos.

Posteriormente, esta mestiçagem viu-se influenciada pelos usos e costumes culinários dos chefs franceses que fugiram da revolução em seu país para afixar-se, em sua maioria, na capital do Virreinato - Lima. Igualmente transcendental foi a influência das Imigrações do s, XIX, que incluiu chineses cantoneses, japoneses e italianos, entre outros origens principalmente europeus.


Como particularidade exclusiva da gastronomia do Perú, existem comidas e sabores de quatro continentes num país só, e isto, desde a segunda metade do S, XIX.


As artes culinárias peruana estão em constante evolução e isto, somado à variedade de pratos tradicionais, faz impossível estabelecer uma lista completa dos seus pratos representativos. Cabe mencionar que ao longo da costa peruana existem mais de dos mil quinhentos diferentes tipos registados de sopas, asimismo existen mais de 250 sobremesas tradicionais.


A grande variedade da gastronomia peruana se sustenta em três pilares: 
a particularidade da geografia do Perú
a mistura de culturas; e 
a adaptação de culturas milenárias a cozinha moderna. 

Tomado da:
http://es.wikipedia.org/wiki/Gastronom%C3%ADa_del_Per%C3%BA (Tradução livre)

Ver também a nota:
http://tuamigalacocina.blogspot.pt/2012/08/historia-de-la-cocina-peruana.html



Cheff Gastón Acurio
E como deixar de mencionar a um cozinheiro peruano, Chef Gastón Acurio, que nos últimos anos encabeçou uma autêntica "revolução" gastronómica no Perú?. Propulsor e difusor da cozinha "Novo-andina" a nível mundial, o seu trabalho aportou na revalorização de ingredientes e receitas tradicionais de longa data, assim como reforçou uma identidade gastronómica nacional. Também de apreciar é o seu chamado para zelar pela riquíssima biodiversidade existente no país.

http://en.wikipedia.org/wiki/Gast%C3%B3n_Acurio http://youtu.be/SuBsNTX1wzo


Informações

Quando?
Sábado 13 de Outubro

A que hora?
19h

Em que consiste?
Degustação de buffet que Inclui: 2 Entradas, 2 Pratos de Fundo, Festival de Saladas com inspiração peruana, 2 sobremesas, Bebidas típicas.
Qual o valor de troca? 
12,50€

Reservas e mais informações:
21 9292506 ou
967941468 ou
por email centrotinkuy@gmail.com


(Inscrições até dia 10 de Outubro:Vagas limitadas)


 Esperamos por vocês!

Sem comentários:

Publicar um comentário