quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Terapia Shiatsu


Sobre a Terapia Shiatsu

Que é Shiatsu e como actua?

O Shiatsu, tendo nascido no Japão, é uma forma natural  de cura que se desenvolve a partir de um dos mais antigos sistemas terapêuticos conhecidos pela humanidade: a Medicina Tradicional Chinesa.  Este método restaura e mantém a saúde a través da ajuste e re-equilíbrio do sistema de comunicação primordial, o sistema energético. Este sistema de energia dirige todos os processos de nosso corpo, desde o nascer, o seu  crescimento, as suas funções e actividades, assim como envolve a consciência deste continuo vital desde o momento da concepção.

O Shiatsu interfere no movimento da energia conhecida como "Ki" ou "Chi", a qual circula através de canais bem definidos chamados Meridianos.  Um terapeuta de Shiatsu aplica vários graus de pressão ao longo destes meridianos e outras áreas específicas do corpo para equilibrar a energia, que percorre tanto órgãos, glândulas, músculos, nervos, sangue e através do corpo todo. Técnicas adicionais que alongam, massajam e desbloqueiam permitem atingir a harmonia dentro deste sistema de energia.

O terapeuta de Shiatsu faz uso da mais simples e básica ferramenta dos seres humanos: as mãos.  O uso das mãos é uma das qualidades que faz aos humanos seres únicos.  O toque é a essência do Shiatsu. Uma mão  pronta a proporcionar alivio em momentos de stress ou de lesão, sem dúvida será fundamental no processo de recuperação.  É a través do toque que o experimentado terapeuta de Shiatsu pode activar o ser e o espírito.
O Shiatsu nos conecta com algo essencial para a vida e sua continuidade: é sua capacidade de criar equilíbrio, actividade básica da natureza e do corpo. que tem relação com atingir um estado de saúde e bem-estar.
É o reconhecimento de que criar equilíbrio é essencial e comum para toda forma de vida, que nos apercebemos que tanto os humanos, animais, plantas, e toda forma de vida no macro e no microcosmos estão relacionadas e são interdependentes.
Joaquim Silva formou-se como terapeuta de Shiatsu, no Instituto Kushi (Lisboa), actual Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP), e posteriormente na ISS (The International School of Shiatsu Kiental, Switzerland). A ISS, Kiental foi fundada no ano 1986 por Saul Goodman, como uma das primeiras Escolas Europeas de Shiatsu.




    Sobre Joaquim Silva

Nasceu em Caldas da Rainha em 1954, tem tido um percurso marcado pela
procura de formas alternativas de vida, com estudos na Suíça, e
posteriormente no Brasil e Japão.
 Nos últimos 20 anos tem trabalhado em diversas áreas como a produção de alimentos naturais, a agricultura orgânica, as artes marciais (Aikido de Iwama), e como
Terapeuta de Shiatsu (ISS, International Shiatsu School Switzerland e Seiki Soho, Suiça-Japão).
A sua procura espiritual o levou a India em numerosas oportunidades e
é no dia a dia e momento a momento que vive de maneira plena  o que vai encontrando no seu caminhar.  Actualmente vive entre Sintra e Covilhã, combinando sua actividade
empresarial com a de terapeuta, é casado e pai de 5 filhos.


Informação prática

O que acontece numa sessão?
Depois de uma breve conversação,  o paciente é convidado a deitar num futon (colchonete de algodão), ou se preferir na cadeira terapêutica,  não precisa tirar a roupa,  (se recomenda levar roupa confortável e de preferência não comer imediatamente logo antes da sessão).

Após do primeiro contacto físico com o corpo do cliente, com toques suaves, pressão com os dedos e as a palma das mãos,  em diversos pontos, segue-se uma sequência que vai percorrendo todos os meridianos do corpo.

O terapeuta faz  uma combinação de técnicas do Shiatsu, e de Seiki-Soho, terapia energética também de origem japonesa, num ritmo que observa e respeita a respiração do paciente, e que procura conduzir a um estado de relaxamento profundo e, desde ai, gerar um efeito duradouro de re-equilíbrio e bem-estar na pessoa.


Quanto custa uma sessão?
O  custo por sessão é de contribuição livre


Quanto dura uma sessão?
Uma sessão, por norma, tem uma duração de 1 hora.  A primeira sessão tem uma duração maior.
Um tratamento pode ter uma frequência semanal ou, segundo cada caso, a que se acordar mutuamente.  Poderá incluir também orientação a nível alimentar e de hábitos de vida.
E se a pessoa assim o solicitar o uso de técnicas de hipnose clínica.
Tendo o intuito de ser um suporte para a auto-cura a terapia Shiatsu e as técnicas complementares utilizadas procuram a auto-libertação e não a criação de laços de dependência.


Terapeuta
Joaquim Luís Vicente da Silva

Onde?
Centro Tinkuy
Estrada do Rodízio nº 2, Almoçageme
2705-335 Colares - Sintra
Marcações pelo telemóvel 967 941 468.

Sem comentários:

Enviar um comentário