Terapias Holísticas



Para os nossos associados temos diversas propostas que visam promover e manter a saúde integral


TERAPIA SHIATSU


TERAPIA CRÂNIO SACRAL BIODINÂMICA


MASSAGEM AYURVÉDICA 

(TERAPIA UDVARTANA)

*

HARMONIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PESSOAS

*

NOVIDADE:

NATUROPATIA E MASSAGEM QUIROPRÁCTICO
(Diagnóstido pela iridiologia e termografia)

com Germán Torres (México)
às quartas-feiras




Consulte-nos via e-mail centrotinkuy@gmail.com


* (ser associado é muito simples, peça mais informações)




TERAPIA SHIATSU

com Joaquim Silva


O Shiatsu, nascido no Japão, é uma forma natural de cura que se desenvolve a partir de um dos mais antigos sistemas terapêuticos conhecidos pela humanidade: a Medicina Tradicional Chinesa. Este método restaura e mantém a saúde através do ajuste e reequilíbrio do sistema de comunicação primordial, o sistema energético. Este sistema de energia dirige todos os processos do nosso corpo, desde o nascimento, crescimento, as suas funções e actividades, assim como envolve a consciência deste contínuo vital desde o momento da concepção.

O Shiatsu interfere no movimento da energia conhecida como "Ki" ou "Chi", que circula através de canais bem definidos chamados Meridianos. Um terapeuta de Shiatsu aplica vários graus de pressão ao longo destes meridianos e outras áreas específicas do corpo para equilibrar a energia, que percorre tanto órgãos, glândulas, músculos, nervos, sangue e através do corpo todo. Técnicas adicionais que alongam, massajam e desbloqueiam permitem atingir a harmonia dentro deste sistema de energia.



O terapeuta de Shiatsu faz uso da mais simples e básica ferramenta dos seres humanos: as mãos. O uso das mãos é uma das qualidades que faz dos humanos, seres únicos. O toque é a essência do Shiatsu. Uma mão pronta a proporcionar alívio em momentos de stress ou de lesão, sem dúvida será fundamental no processo de recuperação. É através do toque que o experimentado terapeuta de Shiatsu pode activar o ser e o espírito.

O Shiatsu conecta-nos com algo essencial para a vida e a sua continuidade: é a sua capacidade de criar equilíbrio, actividade básica da natureza e do corpo, que tem relação com atingir um estado de saúde e bem-estar.

Joaquim Silva formou-se como terapeuta de Shiatsu, no Instituto Kushi (Lisboa), actual Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP), e posteriormente na ISS (The International School of Shiatsu Kiental, Switzerland). A ISS, Kiental foi fundada no ano 1986 por Saul Goodman, como uma das primeiras Escolas Europeas de Shiatsu.







Sobre Joaquim Silva

Nasceu nas Caldas da Rainha em 1954.  Tem tido um percurso marcado pela procura de formas alternativas de vida, com estudos na Suíça, no Brasil e no Japão. 

Nos últimos 20 anos tem trabalhado em diversas áreas como a produção de alimentos naturais, a agricultura orgânica, as artes marciais (Aikido de Iwama), e como Terapeuta de Shiatsu (ISS, International Shiatsu School Switzerland e Seiki Soho, Suiça-Japão). 

A sua procura espiritual levou-o à India em numerosas oportunidades e é no dia a dia e momento a momento que vive de maneira plena o que vai encontrando no seu caminhar. Actualmente vive entre Sintra e a Covilhã, combinando sua actividade empresarial com a de terapeuta. É casado e pai de 5 filhos. 


O que acontece numa sessão? 

Depois de uma breve conversação, o paciente é convidado a deitar num futon (colchonete de algodão), ou se preferir na cadeira terapêutica, não precisa tirar a roupa, (recomenda-se levar roupa confortável e de preferência não comer imediatamente logo antes da sessão). 

Após do primeiro contacto físico com o corpo do cliente, com toques suaves, pressão com os dedos e a palma das mãos, em diversos pontos, segue-se uma sequência que vai percorrendo todos os meridianos do corpo. 

O terapeuta faz uma combinação de técnicas do Shiatsu, e de Seiki-Soho, terapia energética também de origem japonesa, num ritmo que observa e respeita a respiração do paciente, e que procura conduzir a um estado de relaxamento profundo e, desde aí, gerar um efeito duradouro de reequilíbrio e bem-estar na pessoa. 


Uma sessão, por norma, tem uma duração de 1 hora. A primeira sessão tem uma duração maior. Um tratamento pode ter uma frequência semanal ou, segundo cada caso, o que se acordar mutuamente. Poderá incluir também orientação a nível alimentar e de hábitos de vida. 

E se a pessoa assim o solicitar o uso de técnicas de Hipnose Clínica. 

Tendo o intuito de ser um suporte para a auto-cura, a terapia Shiatsu e as técnicas complementares utilizadas procuram a auto-libertação e não a criação de laços de dependência. 




TERAPIA CRÂNIO SACRAL BIODINÂMICA

com Isaura Candelaria

"Na quietude não há sofrimento.
 Quando reconectamos com o centro se acaba o sofrimento.
A função da cura, portanto, é reestabelecer a quietude.
 Estar em contacto com essa qualidade inata, caracterizada pela quietude.
 Tocar a quietude no outro, desde nossa própria quietude,
 é oferecer no presente a possibilidade de um renascimento.
 Para o terapeuta e para o paciente."

Mike Boxhall




A Terapia Crânio Sacral Biodinâmica centra a sua acção na não acção, partindo de uma atitude de escuta atenta pelo ser total, físico-psíquico-espiritual, procura entrar num estado de quietude, para aceder ao âmago do ser humano. A quietude não é algo que nós "fazemos" é simplesmente SER, ser quem somos realmente; é algo que compartimos com o universo. 

É desde este centro, que se criam condições para que a transformação e reestabelecimento do equilíbrio sejam possíveis.

É nesta quietude que encontramos a chave para nos reconectarmos com as capacidades auto-curativas que existem em todos nós.
Com origem nos E.U.A. e difundida principalmente por Franklin Sills em Inglaterra, a Terapia Crânio Sacral, na sua vertente Biodinâmica parte do conceito de que nascemos com uma matriz ordenadora de saúde e bem estar.

O conceito básico desta terapia holística é a existência de uma FORÇA VITAL primordial no universo, que o fundador, William Sutherland, denominou "Respiração da Vida" (Breath of Life). Nos seres humanos faz a sua aparição antes da respiração pulmonar, e é o princípio básico ordenador da construção e funcionamento do nosso organismo. No livre fluir desta energia que já era conhecida pelos povos não ocidentais desde há muito (Chi, na China, Ki no Japão, Prana na India, Kuyuy nos Andes), reside a saúde e bem-estar dos seres vivos.

Esta energia começa a pulsar em nós com a concepção e nunca mais nos abandona. Mas, devido a diversas razões (acidentes, experiências traumáticas e hábitos de vida actuais de stress, principalmente), surgem bloqueios e estagnação energética. Então, o que chamamos de "doenças" seria o resultado da perda de contacto com esta fonte.

Por isto a TCSB não estará focada nos desequilíbrios e disfunções, mas sim em encorajar e estimular a presença deste lado saudável latente. 

A Terapia Crânio Sacral Biodinâmica reconhece a Vida fluindo em nós, expressada através do Movimento de contracção/expansão. Qualquer órgão e tecido celular vivo saudável "respira" e expressa esta dinâmica da Respiração da Vida.

Como ondas do oceano esta pulsação existe também ao nível do sistema crânio sacral (composto pelo encéfalo, medula espinal, sacro, as membranas que circundam e separam estes órgãos e o fluido cefalorraquídeo que circula através deles). Por incrível que pareça, o nosso cérebro, e os demais órgãos deste sistema (e os ossos que os circundam) expandem-se e contraem-se com ritmos próprios. É então, a regularização destes movimentos o que optimizará o funcionamento do nosso sistema nervoso, e por consequência, do nosso organismo em geral. 

Este pulsar pode ser percebido e "visto" por mãos sensíveis. Assim, num ambiente de profunda calma e relaxamento, através de toques suaves e não invasivos, numa atitude de profundo respeito em relação ao cliente, o terapeuta consegue "dialogar" com estas forças e receber as suas informações. Pode, então, apelar ao livre fluir desta energia e ajudar a que a Respiração da Vida se manifeste em toda sua plenitude.

Mesmo em situações de grande desequilíbrio, ou doença, o âmago do nosso ser mantém-se intacto. 

Dentro do caos e violência que gera um furacão existe um centro de calma e equilíbrio. 

O cliente, por isso, é convidado a reconhecer e a confiar plenamente na sabedoria do seu corpo, nesta inteligência interior, que tende sempre ao reequílibrio.

A TCSB tem-se mostrado particularmente efectiva na abordagem de:
~ desequilíbrios hormonais;
~ transtornos derivados do parto, tanto na mãe como no recém nascido (cesariana, fórceps, ventosa, etc);
~ aprender a lidar melhor com o stress;
~ problemas de aprendizagem e concentração;
~ dores de cabeça e enxaqueca;
~ dores de costas e pescoço;
~ distúrbios do sono;
~ transtornos menstruais;
~ whiplash e efeitos de acidentes.

Pode ser usada em pessoas de todas as idades, pois não tem contra-indicações, e pode ajudar também em situações de doenças crónicas.

Além disto, algumas pessoas, sem terem problemas específicos de saúde optam por esta terapia como uma forma de aceder a experiências de profunda calma e meditação. Outras encontram estímulo para realizar transformações na sua vida ou enfrentar melhor momentos críticos.




O cliente é convidado a deitar-se na marquesa, não precisa de tirar a roupa, (recomenda-se trazer roupa confortável).

Logo depois de um momento de sintonização e meditação conjunta, o terapeuta fará o contacto inicial com o corpo do cliente, colocando as suas mãos suavemente em diversos pontos.

Desenrola-se logo uma sequência de técnicas específicas que seguem uma ordem sugerida pelo próprio corpo do cliente.

Num ambiente calmo e seguro o cliente é capaz de relaxar e conectar-se com o seu ser mais profundo de onde todas as transformações são possíveis.

Uma sessão, por norma, tem uma duração de 1 hora e meia. A primeira sessão tem uma duração maior.

Um tratamento pode ter uma frequência semanal e prolongar-se por 5 o 6 semanas. Poderá variar dependendo de cada situação. Posteriormente, numa avaliação conjunta, decidir-se-á se é necessário continuar e de que forma.


Sobre Isaura Candelaria 


Uma buscadora...  que chegou a​o planeta terra há 56 anos, em Cusco, Perú.  ​Estudou Ciências Sociais (Antropologia Cultural) ​na ​ Universidade Católica de Lima, ​ trabalhou em algumas pesquisas na linha de Educação e Inter-​culturalidade.  Mas o interesse pelo vegetarianismo e p​or formas naturais de cura que descobre o ano 1980 a levam a procurar outros caminhos​. ​Em São Paulo, Brasil, estud​a ​ na Escola de Nutrição Satori (1993-1996), sob a direcção dos professores Tomio Kikuchi e Bernadete Kikuchi, discipulos directos do fundador da macrobiótica, George Ohsawa.​ 

A partir de então quis aprofundar os temas da Auto-cura e da Alimentação Psicosomática. Dirigiu cursos e workshops de Cozinha Natural no Perú e posteriormente em Portugal ​, onde reside há 20 anos. Após de estudar Terapia Sacro Craniana Biodinamica na ISBC Kiental, na Suíça  ( 2003-2006​),  assume o seu trabalho  terapêutico e de culinária ​ como uma maneira de servir ​à humanidade ​ e de dar continuidade a formas de cura inspiradas nas suas raízes andinas. Utiliza também, como complemento as essências florais do Dr. Edward Bach e a orientação ​ para uma Alimentação Integral e Consciente.
​O ano 2010 cria o Centro Tinkuy, em Almoçageme, Sintra, onde trabalha até a actualidade.​ 
"Continuo a procura ... de encontrar-me, de evoluir como ser humano, como mulher, de transcender, individual e colectivamente. Procuro servir e ser capaz de amar incondicionalmente todos os seres, na convicção profunda de que todos somos uma unidade, e expressão da divindade na terra..."





TERAPIA UDVARTANA

com Paulo Almeida

Massagem modeladora e redutora.
Massagem realizada com pós de ervas medicinais.

É indicada para pessoas com constituição kapha ou que estejam com desequilíbrio de kapha como: retenção de líquidos, gordura localizada, flacidez, letargia, dificuldade de perder peso, oleosidade excessiva na pele.






Elimina toxinas;
Melhora a circulação;
Auxilia a digestão lenta;
Equilibra o dosha Kapha;
Promove a beleza, higiene e limpeza da pele;
Aumenta a taxa metabólica do corpo;
Activa e reforça dhatus (tecidos);
Elimina a fadiga do corpo;
Corrige alguns problemas de pele;
Controla a oleosidade excessiva da pele;
Atenua a sudorese excessiva;
Combate a letargia;
Elimina gordura localizada;
Tonifica o tecido subcutâneo;
Promove maciez e brilho à pele.

Não deve ser usada em pessoas com:
Feridas na pele;
Constituição muito magra,
Pele seca




Acerca de Paulo Almeida

Terapeuta Ayurvédico pela Asho School of Ayurveda and PanchaKarma de Dhramsala – Índia




HARMONIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PESSOAS

Com Rui Maló




Rui Maló chegou a nós em 1975.

Há 9 anos atrás, ao fazer iniciação reiki essencial, despertou a sua extrema sensibilidade a todo o universo vibracional, descobrindo assim o seu potencial como teleradiestesista.

Em busca de conhecimento e explicação para tudo o que sentia, fez dois cursos em Espanha na área da Geobiologia.

No último ano tem evoluído de uma forma autodidacta e no processo de busca da totalidade do seu ser, foi ao encontro da consciência esquecida pelos tempos.

À medida que trabalhava com os conhecimentos que adquirira, novas técnicas se revelaram na harmonização de casas e espaços. Tem uma visão simplista de tudo, o que ajuda a alcançar resultados e partilhar ideias:

"Se tens uma ferramenta que funciona para o bem, o importante é usá-la, se nos fosse transmitido como tudo funciona, provavelmente nunca iríamos perceber".

Dentro de si nasceu a necessidade de partilhar a sua consciência e fá-lo como quem se presta a ajudar um amigo.

A sua sensibilidade permite-lhe trabalhar com processos de despertar, tais como: activação da energia Kundalini; abertura de pétalas de chacras; harmonização de traumas de vidas passadas/ harmonização de vidas paralelas; ligação de linhas axiatonais específicas e pontos de calibração.

O Rui faz somente o que é necessário, tratando cada pessoa com a especificidade de que precisa.
Mais informações: 939596112 (Rui Maló)





Marcações e maiores informações:




As Terapaias Holísticas que se desenvolvem no Centro Tinkuy se realizam prévia marcação e durante os dias úteis, de Segunda a Sexta-Feira.  Extraordinariamente se marcarão também sessões durante o fim de semana.


Sejam bem-vindos! Para qualquer pergunta ou informação adiciona, por favor contactar-nos via e-mail centrotinkuy@gmail.com

A actividade de Terapias Holísticas -como formas de terapia complementar e alternativas à medicina alopática, é exercida por membros da "Gracias a la Vida Associação" e dirigida aos seus associados e encoraja aos mesmos não deixar de lado a visita regular do seu médico de família ou profissional de saúde.