Formador@s das Oficinas de Cozinha Saudável


Como diz um ditado que ouvi por ai... " Se quiseres chegar mais rápido caminha sozinho, se quiseres chegar mais longe caminha acompanhado."
Com este sentimento mais uma vez convidei amigas e amigos amantes da cozinha saudáveç e de tudo o que ela envolve... fico tão agradecida por terem aceite este convite!

Em sinergia e amor, um abraço a todos!
Isaura Candelaria

Sintra, Janeiro  2019




Vânia Monteiro

Em 2004, ano em que completou 20 anos, teve uma grande tomada de consciência sobre questões ambientais, sociais e alimentares. Desde então tem dedicado a sua vida à busca do seu papel no mundo.

Viajou para o Brasil para terminar o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Mas a beleza do país fez com que o seu coração fala-se mais alto e fosse cada vez mais visível, que o seu destino não passava por seguir uma carreira organizada. O Yoga entrou na sua vida, bem como, a Ayurveda, levando-a a estudar e formar-se em Massagem Ayurveda.

Em 2011 engravida, e é nessa viagem que a alimentação ganhou destaque na sua vida. Com a preocupação de dar o melhor aos seus filhos, dedica-se a estudar Macrobiótica, no Instituto Macrobiótico de Portugal e no Centro Tinkuy.

Em 2012 funda juntamente com o seu companheiro Carlos o projecto Surf Yoga Portugal na Ericeira. Espaço dedicado a todos os fascinados em Surf, Yoga, Terapias e Alimentação Saudável.

É Professora de Yoga para Crianças e Famílias, e acredita que as escolas podem ser saudáveis e espaços felizes.

Os seus sonhos são criar os filhos respeitando a essência de cada um e alimentar as barrigas e também os espíritos de todos aqueles que se cruzem no seu caminho e estejam abertos de coração para partilhar.



A Vânia estará partilando a sua rica experiência de mãe, terpeuta e artista da cozinha nas Oficinas:
2 Fevereiro "Cozinha Saudável para Crianças"
23 Fevereiro "Lanches e Sobremesas Saudáveis"



Joaquim  Silva
Nasceu nas Caldas da Rainha em 1954.  Tem tido um percurso marcado pela procura de formas alternativas de vida, com estudos na Suíça, no Brasil e no Japão. 

Nos últimos 25 anos tem trabalhado em diversas áreas como a produção de alimentos naturais, a agricultura orgânica, as artes marciais (Aikido de Iwama), e como Terapeuta de Shiatsu (ISS, International Shiatsu School Switzerland e Seiki Soho, Suiça-Japão). 

A sua procura espiritual levou-o à India em numerosas oportunidades e é no dia a dia e momento a momento que vive de maneira plena o que vai encontrando no seu caminhar. Actualmente vive em Sintra, combinando sua actividade empresarial com a de terapeuta.


O Joaquim estará partilhando a sua longa experiência na indústria da alimentação natural e como terapeuta, em duas Oficinas:
16 de Março "Fazer tofu em casa"
E a Oficina de 13 de Abril
 "Fazer Tempeh em casa"
ficou adiada para o mês de Junho, existe uma
Lista para reservas, aos interessados p.f.
enviar e-mail





Marta Holtreman
Cedo começou o seu interesse pelo oriente. Foi praticante de artes marciais e nesse meio tomou conhecimento de algumas terapêuticas orientais sendo a sua primeira formação em shiatsu aos 18 anos.~

Em 2003 iniciou o seu primeiro curso de Medicina Tradicional Chinesa e desde então a sua paixão crescente por esta área levo-a a ter curiosidade por outras terapêuticas.

Acredita num conhecimento integrado e em espiral, e é dessa forma que tanto em clínica como no seu dia a dia aplica as suas valências.


A Marta estará partilhando os seus saberes sobre medicina oriental em duas Oficinas:
9 de Fevereiro "A Entrada da Primavera na Cozinha"
4 de Maio "Cozinhando com a minha mãe"



Dafne Vaz
A Dafne é investigadora em Alimentação Medicinal, ecochef e nutricionista. Formou-se em Naturopatia em Barcelona e fez especializações nas áreas da Nutrição e Crudiveganismo também em Barcelona e no Brasil. 

Actualmente vive em Portugal onde dá consultas e realiza workshops com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre Alimentação Viva, Veganismo, Medicina Natural, Ecologia...

Amante das coisas saudáveis e naturais, ecológicas e sustentáveis, que respeitem a Mãe-
Terra, desde muito cedo sentiu-se chamada a escutar e a proteger a Natureza… 

E como forma de realizar-se nessa missão trilhou um caminho que envolve a Alimentação como forma de activismo. A Dafne trabalha com uma alimentação que previligia a qualidade energética e vital dos alimentos, que não se limita à nutrição/cura física, mas que beneficia amplamente todo o ser, promovendo uma cura efectiva e multidimensional, nossa e do planeta. Uma alimentação Viva, Vegan, Amorosa e Consciente.


A Dafne estará partilhando o seu saber e paixão pela alimentação viva numa Oficina:
2 de Março: "Como  Substituir Lacticínios"



Nandan Bhoopalam
È originário da Índia, mas radica e trabalha em Portugal há alguns anos. Estudou na Suiça e se formou como Chef, actualmente é propietário e trabalha no Restarurante vegan Princesa Do Castelo em Lisboa e paralelamente é convidado a dar Workshops e Oficinas em diversos lugares de Portugal e outros países como Romenia, Espanha, França, Alemanha e Índia.
Usualmente cozinha também, deliciosa e saudável comida,  para retiros de Yoga e outros eventos. 

O Nandan estará partilhando muito da cozinha do seu país de origem numa Oficina:
6 de Abril "Cozinha Tradicional do Sul da Índia"



Joana Vitoria Martins
Joana, cresceu entre tachos e panelas com a sua avó. Era costume ela cozinhar com a Joana ao colo. Foi fácil a paixão pela alimentação saudável, tendo feito a formação breve no IMP, e assistido às aulas da Isaura no Centro Tinkuy, entre outras formações na filosofia ayurveda, alimentos fermentados, herbalismo, entre outros.

Vive de acordo com a ciclicidade da Natureza, e tenta viver o mais auto eficientemente possível, respeitando esta Grande Mãe que nos sustenta. Move-se apaixonada pela vida e sempre em busca de mais no que diz respeito à cura, ao equilíbrio e harmonia do corpo como um todo. Hoje a Joana é terapeuta holística, conselheira em saúde feminina, doula, artesã de cosmética natural e cozinheira em alimentação integral. 



A Joana estará partilhando vários aspectos da suas paixões preferidas numa Oficina
(especialmente dirigida à mulheres):
 27 de Abril  "Cozinha e Saúde Feminina"




Francisco Basílico
Francisco é um cozinheiro nómada que descobriu a paixao pela cozinha aos 23 antes de terminar o curso de Psicologia em Lisboa.

Viajou pelo mundo a aprender diversas latitudes gastronómicas e foi na India que descobriu Ayurveda e desde aí tudo mudou. O Francisco estudou durante 7 ano medicina Ayurvedica nas suas ingressões à India, em Pune e especializou-se em nutrição, jejum, panchakarma, fertilidade e gestação e Rasayana. É graduado em Nutrição pelo Institute of Integrative Nutrition.

Utiliza estas três perspectivas não só na cozinha e práticas clinicas como também em projectos comunitários.

Para este gastronauta cozinhar é uma forma de arte, medicina e amor.
Www.franciscobasilio.pt



O Francisco estará partilhando a sua experiência no mundo da Ayurveda
 em duas Oficinas:
no horário das 17h30 às 20h30

23 de Março  "Cozinha Medicinal Ayurvêdica"
13 de Abril, "Cozinha Gourmet Ayurvêdica"



Isaura Candelaria
Sou do signo Touro. Nasci no Perú, há mais de méio século mas moro em Portugal.  Embora estudei Ciências Sociais-antropologia, sou cozinhadeira por paixão, gosto de estar ao serviço e de ver as pessoas comerem com satisfação... e acalento em mim o sonho máximo de poder ver desaparecer a fome no mundo.

Na Culinária, encontro enormes possibilidades pois é uma Arte que sintetiza vários mundos, o subjectivo e o objectivo, a natureza em toda a sua beleza e variedade, a dimensão cultural e económica, etc. Através do espaço sagrado que é a cozinha, posso observar e SENTIR a VIDA no seu fluir. Em especial a riqueza e maravilha do mundo vegetal!

Olhando para trás vejo que nestes qase 40 anos, desde que decidi ser vegetariana, um aspecto crucial foi o nascimento dos filhos -há mais de 2 décadas- pois a partir de então, a necessidade de manter com saúde e vitalidade a minha família me fez levar à práctica a informação que vinha estudando em teoria. Em particular fui testando e vivenciando o que aprendi com a macrobiótica dos professores Tomio e Bernadete Kikuchi no Brasil.
Depois naturalmente esta experiencia transbordou o âmbito familiar.. e comecei a organizar aulas e oficinas de culinária ou cozinhar para grupos e eventos, festivais, retiros, etc.

O alimento que preparo quase a diário para a família e para os amigos que me visitam no Centro Tinkuy, me conecta inevitávelmente com o que acontece no planeta actualmente.  Decido intervir a través de minhas escolhas quotidianas, opto por uma perspectiva integral (o ser humano em suas várias dimensões) e priorizo um alimento 100% de origem vegertal, orgânico, sazonal quanto baste, produzida famíliarmente, ou pelos amigos, localmente.

Por isto tudo só posso dizer de novo -um dos meus mantras preferidos: "Gracias a la Vida" <3



A Isaura, coordena estas Oficinas e partilha a sua 
experiência:
19 e 27 de Fevereiro: 
Iniciar uma Alimentação Integral e Consciênte
 - Macrobiótica Vegan (Parte 1 e 2)
4 de Maio
 "Cozinhando com a minha mãe - Padaria Saudável"`
11 de Maio
 "10 maneiras de preparar arroz integral, todas fantásticas"





Sejam bem-vindos, vejam o PROGRAMA  destas OFICINAS em detalhe AQUI.

Para participar é necessário enviar e-mail para centrotinkuy@gmail.com

Gracias a la Vida !



I.C.
Almoçageme, Colares, Sintra Janeiro 2019





Sem comentários:

Enviar um comentário