Em destaque Oficinas de ABRIL

Descrição  das Oficinas Bio-Veganas de Cozinha Saudável em abril

Sábado 6
16h30 a 19h30
Cozinha Tradicional do Sul da Índia
Nandan Bhoopalam

Sábado 13
17h30 a 20h30
Cozinha Gourmet Ayurvêdica
com Francisco Basílico

Sábado 27
16h30 a 19h30
Cozinha e Saúde Feminina
Joana Vitoria Martins


DESTAQUE

Acerca desta 11ª Oficina Bio-vegana de Cozinha Saudável

Sábado 27 de Abril, 16h30 a 19h30

COZINHA E SAÚDE FEMININA
com Joana Vitória Martins 


Com alegria recebemos a amiga e dinâmica mulher, multifacética, doula, amante da natureza e as plantas e sobre tudo buscadora de caminhos de re-encontro com o feminino essencial e profundo. O seu trabalho abrange um amplo leque de interesses, desde a producção de remédios caseiros a base de plantas e productos de cosmética natural, até a co-edição de uma Agenda dirigida a mulheres "A agenda da loba"...

Vamos a abordar o tema da Alimentação Para a Saude da Mulher
A Mulher é ciclica ao longo de toda a sua vida, desde que inicia com o seu ciclo menstrual à fase da anciã, a que fecha um ciclo e inicia outro.
Compreender a fisiologia do ciclo menstrual é muito mais que saber como funciona no sentido biológico, mas também entender o que traz emocionalmente e como equilibrar e dar o melhor ao corpo através dos alimentos que seleccionamos à medida que o ciclo muda.

Nesta oficina irás aprender que tipo de alimentos e super alimentos são mais adequados para as diferentes fases do ciclo - ovulaão, pre menstruação, menstruação e menopausa. De forma a que a reajustação hormonal seja feita de forma suave e nutridora para o teu corpo. Aprender a dar lhe o que ele precisa é fundamental.
Iremos elaborar receitas para te motivar a cuidares mais de ti e seres a mãe de ti mesma. A forma como nos alimentamos é também emocional e nós que somos ciclicas sentimo lo de forma mais acentuada no corpo.


Porque se não cuidares de ti quem cuidará ?


Joana, cresceu entre tachos e panelas com a sua avó. Era costume ela cozinhar com a Joana ao colo. Foi fácil a paixão pela alimentação saudável, tendo feito a formação breve no Instituto Macrobiótico de Portugal, e assistido às aulas da Isaura no Centro Tinkuy, entre outras formações na filosofia ayurveda, alimentos fermentados, herbalismo, entre outros.

Vive de acordo com a ciclicidade da Natureza, e tenta viver o mais auto eficientemente possível, respeitando esta Grande Mãe que nos sustenta. Move-se apaixonada pela vida e sempre em busca de mais no que diz respeito à cura, ao equilíbrio e harmonia do corpo como um todo. Hoje a Joana é terapeuta holística, conselheira em saúde feminina, doula, artesã de cosmética natural e cozinheira em alimentação integral.


Acerca desta 11ª Oficina Bio-vegana de Cozinha Saudável 

Sábado 27 de Abril, 16h30 a 19h30

Contribuição:

40 euros por pessoa

Descontos:
2 pessoas 35 euros cada uma
Grupos de 3 ou mais, 30 euros cada uma

Isto inclui: 3 horas de formação teórico-práctica, a degustação e experimentação de todo o preparado, um receituário.

Mais Informação e Inscrições: Por e-mail centrotinkuy@gmail.com


Vagas limitadas,


Vejam mais sobre o Programa geral destas Oficinas de Cozinha Saudável AQUI









"COZINHA GOURMET AYURVÊDICA"

Com o chef Francisco Basílico

Neste atelier serão exploradas novas latitudes da cozinha vegetariana, criativa e artesanal, com influências nómadas.
Vamos cozinhar com o coração passar pela cabeça e ir até ao estômago, tudo receitas de alto gabarito. Combinando Arte, Gastronomia e Nutrição.

Iremos praticar diversas técnicas de confecção com legumes de estação, ingredientes exóticos, superalimentos e plantas medicinais. Iremos também explorar várias técnicas de empratamento de forma a cada participante criar um prato único, a seu gosto.


Inscrições a decorrer, via e-mail : centrotinkuy@gmail.comõe:
Mais informaçções: 967941468
-foto:/yogainternational.com 



Uma introducção à gastronomia inspirada nesta milenar filosofia, ou "Ciência da Vida" que é a Ayurveda. 
Com o chef Francisco Basílico, neste atelier serão exploradas novas latitudes da cozinha vegetariana, criativa e artesanal, com influências nómadas.
Vamos cozinhar com o coração passar pela cabeça e ir até ao estômago, tudo receitas de alto gabarito. Combinando Arte, Gastronomia e Nutrição.
Iremos praticar diversas técnicas de confecção com legumes de estação, ingredientes exóticos, superalimentos e plantas medicinais. Iremos também explorar várias técnicas de empratamento de forma a cada participante criar um prato único, a seu gosto.

Reservas: centrotinkuy@gmail.com

Foto: Calum Lewis


Contribuição: 40 euros por pessoa
Que incluem 3 horas de formação teórico-práctica, a degustação de todo o preparado, um documento com as receitas elaboradas na Oficina.


Descontos: 2 pessoas fica em 35 cada uma, 3 pessoas ou mais, fica em 30 cada uma.

Acerca do formador:

Francisco é um cozinheiro nómada que descobriu a paixao pela cozinha aos 23 antes de terminar o curso de Psicologia em Lisboa.
Viajou pelo mundo a aprender diversas latitudes gastronómicas e foi na India que descobriu Ayurveda e desde aí tudo mudou. O Francisco estudou durante 7 ano medicina Ayurvedica nas suas ingressões à India, em Pune e especializou-se em nutrição, jejum, panchakarma, fertilidade e gestação e Rasayana. É graduado em Nutrição pelo Institute of Integrative Nutrition.
Utiliza estas três perspectivas não só na cozinha e práticas clinicas como também em projectos comunitários.
Para este gastronauta cozinhar é uma forma de arte, medicina e amor.
Www.franciscobasilio.pt

Francisco em acção




>>>>>>>>>>>>>> ATENÇÃO:    Podem ver o PROGRAMA de todas as OFICINAS desta temporada (de Janeiro a Maio) https://centrotinkuy.blogspot.com/p/oficinas-bio-veganas-de-cozinha-saudavel.html 
Ou também ver estas Oficinas nos EVENTOS que criamos na Página do Facebook Centro Tinkuy     



FAZER TOFU EM CASA
Com Joaquim Silva
Sábado 16 de Março
16h30 a 19h30
Inscrições quase a fechar



Muito se fala e debate sobre a soja nos últimos tempos, ela passa rápidamente de vilã a salvadora das dietas issentas de proteína animal. Nesta Oficina não só vamos a aprender  a confeccionar este delicioso e versátil "queijo" de soja.  Também vamos  clarificar por que não devemos beber "leite" de soja, nem utilizar o "granulado" de soja, assim como outros derivados simples desta leguminosa.
Vamos a falar das formas mais adequadas e digeríveis como tem sido usada desde a antiguedade em boa parte de Oriente: na forma de "queijo" ou tofu, como pasta de miso, como molho (shoyu), como tempeh.  Muitos são os países que incluem o Tofu na sua alimentação regular desde há séculos: China, Japão, Corea, Índia, Vietnam, etc. 


O que sim está em questão é o cultivo desta leguminosa para a criação da pecuária intensiva que causa poluição e desforestação. Como sabemos muita da ração fabricada para alimentar animais na agro-pecuária intensiva usa como base o cultivo a soja genéticamente moificada.  
Para finalizar degustaremos vários pratos leves, nutritivos e fáceis de fazer, como uma boa alternativa às carnes ou lacticínios.


Reservas: centrotinkuy@gmail.com


Contribuição mínima: 40 euros
Que incluem 3 horas como mínimo de formação teórico-práctica com Joaquim Silva, a degustação de todo o preparado, um receituário.


Descontos: 2 pessoas fica em 35 cada uma, 3 pessoas ou mais, fica em 30 cada uma.


Joaquim Silva

Acerca de Joaquim Silva:
Joaquim é um jovem de 65 anos, buscador nato, cuja curiosidade e vontade de experimentar novas formas de estar na vida o levaram a diversas aprendizagens, desde o Aikido de Iwama, a meditação, até a Macrobiótica, passando pelo Shiatsu e o Seiki-Soho.
Aprendeu cedo a agricultura natural que serve de base para a agricultura orgânica familiar que practica permanentemente. Teve várias experiências na producção e comércio de alimentos naturais, actualmente divide seu tempo entre o Shiatsu terapêutico, a agricultura biológica e sua actividade empresarial vinculada à floresta. 




ALTERNATIVAS AOS LACTICÍNIOS
Com Dafne Vaz
Sábado 2 de Março, 16h30 às 19h30

Estudos médicos e científicos alertam cada vez mais sobre o inapropriado e anti-natural que é o consumo de leite e derivados. Muitas doenças como alergias, asma, distúrbios digestivos, etc. estão associadas directamente ao consumo do leite animal.  Paralelamente existe um crescente movimento cidadão que alerta também sobre o desrespeito e sofrimento de que são víctimas vacas e os seus filhotes-
Seja por razões éticas ou de saúde, muitas pessoas estão a procura de aprender a fazer en casa alimentos alternativas aos lacticínios.

Programa

1. Breve introdução à Alimentação Viva / Crudiveganismo / Rawfood... 
2.  Sementes de vida – o que é activar, germinar e fermentar – a essência dos leites, iogurtes e queijos crudiveganos. Demonstração. 
3. Explicação e elaboração demonstrativa de : ⇒ Leite de aveia, leite de amêndoa, leite de sésamo 
⇒ Requeijão de amêndoa tipo “Seia” 
⇒ Queijo curado mega-cálcio 
⇒ Iogurtes pro-vitae 
4. Espaço debate: perguntas e respostas em torno dos temas: Veganismo, malefícios dos lacticínios, mitos sobre Cálcio e Proteínas lácteas, etc. 
5. Lanchinho com os leites e queijos preparados na demonstração, acompanhados de "crackers" enzimáticos desidratados. 


Sobre Dafne
É investigadora em Alimentação Medicinal, ecochef e nutricionista. Formou-se em Naturopatia em Barcelona e fez especializações nas áreas da Nutrição e Crudiveganismo também em Barcelona e no Brasil.
Actualmente vive em Portugal onde dá consultas e realiza workshops com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre Alimentação Viva, Veganismo, Medicina Natural, Ecologia...
Amante das coisas saudáveis e naturais, ecológicas e sustentáveis, que respeitem a Mãe-
Terra, desde muito cedo sentiu-se chamada a escutar e a proteger a Natureza…

E como forma de realizar-se nessa missão trilhou um caminho que envolve a Alimentação como forma de activismo. A Dafne trabalha com uma alimentação que previligia a qualidade energética e vital dos alimentos, que não se limita à nutrição/cura física, mas que beneficia amplamente todo o ser, promovendo uma cura efectiva e multidimensional, nossa e do planeta. Uma alimentação Viva, Vegan, Amorosa e Consciente.






<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<  O   >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Descrição  das Oficinas Bio-Veganas de Cozinha Saudável em FEVEREIRO Sábado 23 de Fevereiro - 16h30 até 19h30

Lanches   e  Sobremess  Saudáveis


com Vânia Monteiro

Ementa

>>>Salame

>>>Bolo de Abóbora

>>>“Mouse” de Frutos Vermelhos

>>>Bolinhas energéticas com coco ralado

>>>Bolinhas de Arroz com nori

>>>Palitos de cenoura com paté rosa - tofu com beterraba


>>>Chá Dente de Leão - para limpar o fígado





Delícias sem açúcar, nem producto animal, nem aditivos e ingredientes processados, fáceis de preparar, nutritivas e saudáveis!


Investimento: 40 euros
Incluem uma aula teórico-práctica de 3 ou mais horas, a preparação de uma ementa, um receituário, acompanhamento post-oficina

Informes e Inscrições:
Para centrotinkuy@gmail.com
ou t.967941468


Queres saber mais acerca destas Oficinas e do Programa completo até Maio, ver AQUI


E conhecer detalhes de quem serão os 8 formadores destas 13 Oficinas?
Poder ver AQUI

Até já!


<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<  o  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Sábado 2 de Fevereiro - 16h30 até 19h30

Alimentação Saudável para Crianças

com Vânia Monteiro

Constatamos um interesse cada vez maior na saúde através de uma alimentação equilibrada. mesmo com vidas ocupadas, muitos pais decidem mudar para uma alimentação mais saudável para as suas famílias.  Esta Oficina está pensada em dar ferramentas teórico-prácticas, desde a óptica da macrobiótica para uma cozinha nutridora, práctica e deliciosa.

Desde a gestação à fase adulta tudo acontece muito rápido. Todos os nutrientes, a qualidade dos alimentos, o meio ambiente onde a criança está inserida, as relações que estabelece, tudo é importante para que se torne um adulto feliz.

Convidamos a Vânia para partilhar a experiência e conhecimentos  adquiridos como mãe de dois pequenos, como terapeuta e artista da culinária macrobiótica.  Nesta oficina/aula vamos confeccionar um menu completo, bem como sugestões de pequenos-almoços e lanches. Todos os produtos são biológicos, se

Menu
Humus Vermelho - sugestão de paté para sandes, wraps, entradas

Batata-Doce no forno - batata-frita mas melhor

Maionese Vegan - molho mas bom

Bolinhas de Feijão Azuki - proteína vegan e medicinal 

Brócolos Escaldados Panquecas de Legumes - delicioso e colorido 

Creme de Millet Aka Cerelac Macro - sugestão de pequeno-almoço

Panquecas de Aveia e Arroz - sugestão de pequeno-almoço

Bolo de Chocolate - doce saudáveis 

Vegan Nutella - sugestão para barrar e para cobertura de bolos



Acompanham este saboroso leque: uma sopa quentinha, um cereal integral e vegetais da estação, assim como um chá para toda ocasião, o chá de 3 anos



Até já,
Reservas e Inscrições via centrotinkuy@gmail.com
Veja detalhes desta e das próximas oficinas num programa riquissimo até maio AQUI

Querem conhecer mais acerca de Vânia Monteiro? Vejam o seu perfil AQUI

(https://centrotinkuy.blogspot.com/p/formadors-das-oficinas-de-cozinha.html)

Vânia Monteiro

==============================================================

Sábado 9 de Fevereiro
A entrada da Primavera na Cozinha
Venha connosco nesta viagem aos conceitos da filosofia tradicional Chinesa e aprenda de forma simples e prática como se preparar para a primavera.
Neste workshop iremos aprender:
Conceitos base: de 5 elementos e de  yin e yang;
A influência do elemento madeira nos vários níveis da nossa vida;
O que devemos comer para nos equilibrarmos energética e fisicamente na Primavera;
Algumas receitas com base nos princípios aprendidos;

Exercícios de qi gong para uma limpeza energética diária.



Não percam!


==============================================================

Sábado 23 de Fevereiro - 16h30 a 19h30
Lanches de Sobremesas Saudáveis


com Vânia Monteiro
Um mergulho neste mundo fantástico de doces e petiscos

 que nutrem e são a delícia de gulosos de todas as idades.  Sem açúcares nem ingredientes processados, sem lacticínios nem gorduras nocivas...
Reserva a tua vaga!

Em breve Ementa e + detalhes






==============================================


Em destaque 

Janeiro 2019

Sopas do Mundo
A partir da quarta-feira 16 de Janeiro de 2019, às 19h

De Quarta a Sábado  um serão diferente onde a SOPA é a estrela


Em que consiste?
Com muita alegria apresentamos o novo formato de REFEIÇÃO LIGEIRA À NOITE
 (ou Jantar leve)  que a nossa querida  Cozinha do Tinkuy servirá de Quarta a Sábado, consistente em sopas quentes, ricas, nutridoras, inspiradas nas Cozinhas do Mundo.  Numa versão 100 % vegetal que prioriza ingredientes bio e locais, claro!.

Que vamos a provar?
Para começar vamos ter
Quarta 16: Sopa harira de lentilhas (Marrocos)
Quinta 17: Sopa de Miso com algas:e vegetais (Japão)
Sexta 18:  Sopa de Quinoa, com vegetais, ervas aromáticas (Perú)
Sábado19 : Sopa da Pedra, onde tudo cabe, principalmente o amor a esta terra:: Portugal´

( atenção: por exeção este sábado 19 de janeiro a sopa será servida a partir das 20h) 

E é só sopa?
A sopita não vem sózinha :) será acompanhada de pão integral  de espelta
 ou centéio & super-paté  (ou uma empada de algas),  salada, chá de ervas ou kombucha.


E qual é o valor de troca?
Esta refeição leve mas nutritiva e saborosa terá o simpático preço de 5 tinkuys*.!


Como reservar?
Agradecemos que liguem, ou enviem sms (967941468) para reservar o vosso lugar.


Com gosto,  cá vos aguardamos!




*  1 Tinkuy  = 1 euro
Desculpem mas não temos o serviço de Pagamento por Multibanco

Sem comentários:

Enviar um comentário